Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Greve de funcionários encerra Escola Alberto Sampaio
Curso da UMinho coloca desenvolvimento urbano sustentável na agenda

Greve de funcionários encerra Escola Alberto Sampaio

Vila Praia de Âncora assinala centenário

Greve de funcionários encerra Escola Alberto Sampaio

As Nossas Escolas

2018-10-09 às 11h40

Miguel Viana Miguel Viana

Funcionários da Escola Secundária Alberto Sampaio queixam-se de excesso de trabalho. A escola permaneceu encerrada apenas entre as 8 e as 10.30 horas.

Citação

Cerca de duas dezenas de funcionários da Escola Secundária Alberto Sampaio fizeram greve, entre as 8 e as 10.30 horas de hoje. A escola permaneceu encerrada apenas durante as duas primeiras horas de aula do período da manhã.
Na origem da paralização, que contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte, está a carga horária excessiva.”Esta greve foi solicitada pelos trabalhadores, porque estão exaustos. Esta escola deveria ter, pelo menos 34 trabalhadores (número imposto pela Lei) e só tem 25. Isto leva os trabalhadores à exaustão. Cada um tem de trabalhar por dois”, afirmou Orlando Gonçalves, coordenador do sindicato.
A situação faz com que haja mais absentismo laboral, com trabalhadores a recorrerem à baixa. “É desumano aquilo que lhes é pedido”, considerou Orlando Gonçalves.

Apesar de não querer prestar declarações aos jornalistas, a direcção da escola fez saber ao sindicato que está ao lado dos funcionários e anunciou a contratação de mais pessoal. “Já depois da marcação desta greve, segundo o senhor director nos informou, a DGEstE (Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares) já autorizou a abertura de 14 vagas”, aludiu o Orlando Gonçalves.

Caso a paralisação não surta efeito, os trabalhadores não docentes admitem recorrer novamente à greve, mas desta vez de dias inteiros ou concentrações à porta da DGEstE ou do Ministério da Educação.
Os pais mostraram-se solidários com a greve, apesar de alguns terem sido apanhados de surpresa pela paralisação.
Durante a greve, muitos dos alunos permaneceram à porta da escola.
A mesma situação vive-se noutras escolas do país e do concelho de Braga. “Praticamente todas as escolas do concelho de Braga têm falta de pessoal”, revelou Orlando Gonçalves.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho