Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Águas do Alto Minho recupera atraso até final do ano
Nova aplicação abre janela para cidade inteligente

Águas do Alto Minho recupera atraso até final do ano

Preparação do novo ano exigiu “motivação e muita imaginação”

Águas do Alto Minho recupera atraso até final do ano

Alto Minho

2020-06-26 às 06h00

Redacção Redacção

Até ao final deste mês, a empresa Águas do Alto Minho vai enviar a todos os consumidores a factura do mês de Março. Presidente garante que “não haverá pressão excessiva sobre os 107 mil clientes”.

O presidente da Águas do Alto Minho disse ontem que até final do mês todos os consumidores recebem a factura de Março e que, até final do ano, será recuperado um dos dois meses de pagamentos em atraso.
“Já começamos a enviar as facturas de Março, processo que está concluído até final de Junho. Depois vamos calmamente, sem criar nenhuma pressão sobre o orçamento familiar, enviar as seguintes. Em Julho emitiremos a de Abril, em Agosto a de Maio. Andaremos com algum atraso, ainda que recuperando um intervalo de tempo, sem criar pressão excessiva. Esperamos paulatinamente até ao final do ano recuperar uma factura. A outra será recuperada em 2021”, afirmou.

Em declarações à agência Lusa, o presidente não executivo do conselho de administração da Águas do Alto Minho (AdAM), empresa de gestão das redes de água em baixa e de saneamento que serve sete dos 10 concelhos do distrito, assegurou que “não haverá nenhuma pressão excessiva” sobre os 107 mil clientes “para recuperar de uma vez só, ou num mês só, aquilo que ficou acumulado”.
Em Abril, após terem sido detectados erros de facturação que afectaram 15 mil consumidores, a empresa suspendeu a facturação. Na altura, Carlos Martins pediu desculpa aos 15 mil clientes, fez questão de “deixar bem claro” que “ninguém sairia prejudicado”.

A nova empresa começou a operar em Janeiro, “dimensionada para fornecer mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, e para recolher e tratar mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes”.
Carlos Martins garantiu que os erros detectados nas facturas de Janeiro e Fevereiro “já foram todos regularizados” e para que a situação se repita foi adjudicado, na quarta-feira, a uma empresa externa, uma das seis que concorreu ao concurso público lançado pela Águas do Alto Minho, o serviço de leitura dos contadores. “Muitos dos erros detectados tinham a ver com leituras antigas que vinham de ficheiros que herdámos e que vinham mal contabilizados. A peça chave para ocorrerem menos erros é ter um bom sistema de leituras”, explicou. Segundo Carlos Martins, “uma boa leitura de consumos dá mais confiança de que não está a introduzir nenhum factor de estimativa que possa criar algum problema no valor facturado”.

“Vamos aumentar o intervalo de leitura reais, em vez de dados de leituras estimadas e, com esse trabalho, dar maior garantia às pessoas de que estamos a cobrar o que é devido”, especificou, adiantando que “dentro de um mês” a empresa a quem foi adjudicado o serviço “estará no terreno a fazer as leituras reais”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho