Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Guimarães recebeu participantes no maior congresso têxtil do mundo
ABC/UMinho espera amanhã jogo exigente com o Sporting

Guimarães recebeu participantes no maior congresso têxtil do mundo

Mais de 12 mil pessoas rendidas a concerto “brutal” de Bryan Adams

Guimarães recebeu participantes no maior congresso têxtil do mundo

Vale do Ave

2019-10-22 às 22h00

Redacção Redacção

Afirmação do território no mundo empresarial, sendo o concelho de maior exportação têxtil em Portugal.

Mais de duas centenas de participantes no maior congresso têxtil do mundo – a Convenção ITMF – foram recebidos por Domingos Bragança, na Câmara Municipal de Guimarães, esta terça-feira, 22 de outubro, no encerramento do evento, organizada pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), membro da ITMF-International Textile Manufacturers Federation.
 
O Presidente da Câmara de Guimarães destacou a “história” do território, onde nasceu Portugal, e a dinâmica do tecido empresarial que caracteriza Guimarães como o concelho de maior exportação têxtil no país. “Esta é uma região de indústria têxtil muito forte e que assume vários desafios”, sublinhou Domingos Bragança, realçando a aposta na “transformação digital”, “sustentabilidade ambiental”, “conhecimento” e ainda a “economia circular” a fim de afirmar a competitividade das empresas vimaranenses no panorama internacional.
 
Neste último dia da convenção, que iniciou no passado domingo, o presidente da IMTF, Kihak Sung, fez um curto balanço das atividades que decorreram na região norte do país e considerou que este foi o “melhor congresso têxtil mundial de sempre”, enaltecendo a “beleza” da cidade de Guimarães e o sentimento de “grande hospitalidade”.
 
O presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), Mário Jorge Machado, evidenciou a passagem por Guimarães como um território “onde é possível encontrar a modernidade, inovação, numa perfeita combinação com a tradição do têxtil”. Esta sessão contou ainda com a presença de Alberto Paccanelli, presidente da Euratex,a mais importante associação têxtil da Europa, e do vereador da Divisão do Desenvolvimento Económico da Câmara de Guimarães, Ricardo Costa.
 
A ITMF é uma associação internacional para a indústria têxtil mundial, com sede na Suíça e com a filiação de 34 associações e 74 empresas. Dedica-se ao intercâmbio e partilha de informação entre os seus membros, empresas têxteis e de vestuário. Todos os anos a ITMF organiza um Congresso Internacional, em parceria com um dos seus membros, com o objetivo da partilha e troca de informações, debate de ideias e networking, antecipando as estratégias e desafios do curto e médio prazo.
 
Nesta passagem por Guimarães, durante a tarde, decorreu ainda uma visita às instalações da empresa vimaranense Lameirinho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.