Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Guimarães vai dar um novo impulso ao Novo Circo
Hospital da Santa Casa de Vila Verde investe em tecnologia de última geração

Guimarães vai dar um novo impulso ao Novo Circo

Semana Santa pelos olhos dos mais novos

Guimarães vai dar um  novo impulso ao Novo Circo

Vale do Ave

2019-03-19 às 11h30

Redacção Redacção

‘Circus Arts’ está de regresso ao Centro Cultural Vila Flor para a sua terceira edição. Programa integra dois espectáculos e uma sessão de esclarecimento sobre a rede CircusNext.

Citação

Pelo terceiro ano consecutivo, o Centro Cultural Vila Flor (CC- VF), em Guimarães, recebe um fim-de-semana intensivo que aposta em contribuir para impulsionar o Novo Circo em Portugal. Do programa do ‘Circus Arts’ fazem parte dois espectáculos: ‘Três’, peça para três intérpretes e mastro chinês, uma criação que junta o português Leonardo Duarte Ferreira, a brasileira Joana Nicioli e o francês Antonin Bailles; e Lähtö / Départ, a mais recente produção da companhia finlandesa WHS, dirigida pelo mágico e artista visual Kalle Nio. Para além dos espectáculos, o programa integra ainda uma sessão de esclarecimento sobre a rede CircusNext, uma oficina para famílias e uma masterclass dirigida a artistas, performers e encenadores.

Esta terceira edição arranca às 16 horas deste sábado com uma sessão de esclarecimento sobre a rede CircusNext, organizada pelo CCVF e pelo Teatro da Didascália, membros desta rede europeia, que assumem assim a importância de trabalhar com os artistas nacionais na estruturação de um caminho para a afirmação da criação de obras de circo contemporâneo em Portugal e sua posterior internacionalização.  

‘Trê’, o primeiro espectáculo do programa 'Circus Arts', sobe ao palco do pequeno auditório do CCVF às 18.30 horas para fazer a sua estreia nacional. O espectáculo parte de um conjunto de três mundos distantes onde três seres errantes vagueiam e atravessam diferentes lugares no seu caminho. O mastro empurra os corpos e faz com que eles convirjam uns contra os outros. Três traz a palco uma conversa entre os corpos.

 À noite, a partir das 21.30 horas, o grande auditório do CCVF recebe a companhia finlandesa WHS, que traz a Guimarães o espectáculo Lähtö / Départ, encenado pelo mágico e artista visual Kalle Nio. A performance leva a palco um casal que foi afastado um do outro e que flutua agora numa imagética de sonho e ilusão.

Ambos os espectáculos podem ser assistidos através de um bilhete conjunto pelo valor de 12,50 euros, havendo também a possibilidade de assistir a ‘Três’ pelo custo de 7,50 euros e a Lähtö / Départ por 10 euros.
Na manhã de domingo, às 11 horas, o ‘Circus Arts’ alastra-se ao Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) através da oficina para famílias ‘Máquina de Fazer Museus’, uma oportunidade de conhecer o CIAJG através dos sentidos, de um jogo, de uma história nunca contada. Recordamos que, uma vez por mês, sempre ao domingo, as famílias são convidadas para uma oficina de exploração da colecção do museu. Dirigida a famílias com crianças a partir os 5 anos de idades, a iniciativa tem um custo de 2 euros, estando a participação sujeita a inscrição até ao dia 21 de Março, através de telefone 253424700 ou e-mail mediacaocultural@aoficina.pt.

 O ‘Circus Arts’' retorna ao CCVF na segunda-feira, das 16 às 19 horas, para uma masterclass orientada pelo grupo VHS, destinada a artistas, performers e encenadores que utilizem a projecção de vídeo nos seus trabalhos, tendo como objectivo encontrar novos caminhos que combinem a projeção com espaços tridimensionais e com os próprios performers. A masterclass tem o custo de 15 euros.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho