Vila Verde assume estratégia ambiciosa na luta por mais inclusão e igualdade
2024-11-28 às 11h00
A cidade de Guimarães foi eleita Capital Verde Europeia 2026, vencendo a concorrência de Heilbronn e Klagenfurt. Para o presidente, um prémio merecido, que resulta do caminho percorrido desde 2013.
Guimarães foi eleita Capital Verde Europeia 2026, prémio atribuído ontem em Valência, Espanha, cidade que detém a distinção de Capital Verde Europeia 2024. Um apoio financeiro será agora entregue ao Município de Guimarães, que o deverá aplicar em projectos e iniciativas de sustentabilidade.
Depois de, no ano passado, já ter figurado entre as três cidades finalistas, Guimarães conseguiu agora sagrar-se vencedora, perante a concorrência de Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria).
O município vimaranense explica que o painel responsável pela avaliação das candidaturas destacou Guimarães pelo “seu desempenho excepcional em sete parâmetros ambientais: qualidade do ar; ruído; água; biodiversidade, áreas verdes e uso do solo; resíduos e economia circular; alterações climáticas: mitigação; e alterações climáticas: adaptação”.
O presidente da câmara municipal, Domingos Bragança, mostrou-se feliz com o prémio conquistado, considerando que o mesmo foi merecido, pelo caminho que tem vindo a ser percorrido desde 2013. “Quero felicitar toda a equipa de trabalho, técnica e política, e todos os elementos da Estrutura de Missão Guimarães 2030, pela resiliência que evidenciaram durante todo este processo de três candidaturas. Mas quero sobretudo felicitar, com especial emoção, toda a comunidade vimaranense, desde os alunos das nossas escolas às Brigadas Verdes, da comunidade científica à empresarial. Todos foram importantes neste sucesso pelo envolvimento que demonstraram, e todos serão fundamentais para que 2026 seja mais um grande momento de celebração colectiva para Guimarães”, afirmou o edil.
Em comunicado, a autarquia lembra que a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia é sustentada por mais de uma década de trabalho na transição climática, focada nas sete áreas de indicadores ambientais definidas pela Comissão Europeia.
Recorde-se que Guimarães tinha apresentado a primeira candidatura ao prémio em 2017, tendo alcançado o 5.º lugar entre as 13 cidades concorrentes.
“O município vimaranense é uma das 100 cidades europeias comprometidas com a neutralidade climática até 2030, evidenciando um esforço conjunto entre a comunidade local, o sector privado, a academia e a administração municipal”, sublinha a câmara.
Depois de Lisboa, em 2020, Guimarães é agora a segunda cidade portuguesa a conquistar o título de Capital Verde Europeia. “Guimarães dará continuidade aos projectos de revitalização da cidade, promoção de novas iniciativas com vista à neutralidade climática até 2030, assim como iniciativas para a melhoria de condições do território, gestão de resíduos e protecção da biodiversidade”, é assegurado pelo município.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário