Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Guimarães: Crianças apresentam contributos para um mundo melhor
Dois autocarros elétricos reforçam frota municipal

Guimarães: Crianças apresentam contributos para um mundo melhor

Fim-de-Semana Gastronómico de Viana do Castelo de 22 a 24 de Março

Guimarães: Crianças apresentam contributos para um mundo melhor

Vale do Ave

2019-02-22 às 11h00

Redacção Redacção

IV Eco Parlamento arrancou ontem, em Guimarães, envolvendo 32 alunos dos quatro ciclos de ensino dos agrupamentos de escolas do concelho.

Citação

“As crianças têm o mundo pela frente e são um parceiro importante para ajudarem a construir um mundo melhor, através da visão que apresentam e dos argumentos que sustentam essa visão”. Foi desta forma que a vereadora da Educação procedeu ontem à abertura de mais uma edição do Eco Parlamento, no Laboratório da Paisagem, em Guimarães.
Oito Agrupamentos de escolas vimaranenses participam na 4.ª edição do Eco Parlamento, uma das actividades âncora do programa ambiental PEGADAS, organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem.
Ao longo de três sessões parlamentares, 32 alunos dos quatro ciclos de ensino dos agrupamentos inscritos, divididos em equipas de quatro, identificam os desafios ambientais em Guimarães, procuram soluções sustentadas, seleccionando para isso um dos 17 objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e debater perante os restantes alunos que compõem eles mesmos, um júri interno do projecto e um júri externo (Anabela Carvalho da Universidade do Minho; Paula Seixas, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Rita Salgado e Sónia Monteiro da Câmara Municipal de Guimarães).
A operacionalização do projecto é coordenada pelo investigador em Geografia do Laboratório da Paisagem, Ricardo Nogueira Martins.
“Todos temos ideias para mudar o mundo, mas não podemos ficar sentados à espera que o mundo mude sozinho e é de enaltecer este envolvimento das crianças e professores das nossas escolas neste projecto do Município de Guimarães”, salientou Adelina Pinto, fazendo referência à estreia do Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso, nesta edição, que se junta aos Agrupamentos de Escolas de Abação; Professor Abel Salazar; Arqueólogo Mário Cardoso; Fernando Távora; Santos Simões; Vale de São Torcato; Virgínia Moura e Escolas D. Afonso Henriques.
No encerramento da sessão, a vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, destacou a “participação entusiástica de todos, sendo fundamental cuidarmos da nossa casa comum que é a Terra e a nossa cidade, por forma a fazer com que Guimarães seja o sítio onde todos se sintam felizes”, frisando o “empenho e dedicação dos agrupamentos” nesta temática geral da sustentabilidade ambiental.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho