Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Guimarães desenvolve iniciativas na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
João Henriques quer vencer a “jogar bem”

Guimarães desenvolve iniciativas na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

“Braga é Natal e o Natal somos todos nós”

Guimarães desenvolve iniciativas na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Vale do Ave

2020-11-21 às 13h13

Redacção Redacção

Alertar para a grande quantidade de resíduos gerados durante o processo de fabrico dos produtos.

“Resíduos invisíveis” é o tema da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2020 (EWWR 2020), que se assinala de 21 a 29 de novembro.

Guimarães, através de uma sinergia entre o Município e o Laboratório da Paisagem, participa uma vez mais nesta iniciativa, com uma semana com diversas atividades. Uma das principais prevê uma forte campanha de sensibilização, recolha e valorização de máscaras nas escolas. O processo de recolha será realizado nas sedes dos Agrupamentos Escolares, inserido no programa PEGADAS, para o qual foi desenvolvido um contentor personalizado, construído a partir de plásticos mistos reciclados.

“Mercado sem plástico” é outra das iniciativas que prevê a distribuição de sacos biodegradáveis e compostáveis no Mercado Municipal, para as frutas e legumes e que servirão para a colocação dos resíduos orgânicos nas habitações, bem como oferta de sacos de pano de maiores dimensões.

Dada a situação pandémica, há ainda atividades online. Estão agendadas duas conferências neste formato. Para a noite do dia 23, está agendado o webinar “Microplásticos em ecossistemas dulçaquícolas: Um problema ambiental emergente”, que terá como oradora Ana Luisa Silva, do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro. Serão apresentados alguns resultados de estudos científicos que têm permitido identificar e compreender os efeitos adversos que os microplásticos poderão provocar nestes ambientes.

No dia 26 o tema serão “Os microplásticos: Uma ameaça invisível”, que terá como orador Carlos Gravato, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Este seminário abordará esta preocupação e apresentará resultados recentes relacionados com a ingestão de microplásticos de polietileno por larvas de insetos aquáticos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho