Tiago Ferreira: “No primeiro treino fui para a baliza... nunca mais saí de lá”
2022-12-09 às 06h00
Instituto de Design de Guimarães, fundado em 2012, na zona de Couros, fez ontem um debate para balanço aos dez anos e projecção do futuro.
Falta captar mais interesse de empresas pelo Instituto de Design e avançar a requalificação do espaço até ao Convento de S. Francisco: estas são ideias afirmadas ontem, em Guimarães.
O Instituto, fundado há 10 anos, acolheu ontem o debate IDEGUI 10+10. Com moderação de Paulo Cruz, presidente do Instituto de Design e da Escola de Arquitectura, Arte e Design, teve lugar uma reflexão sobre os primeiros dez anos da instituição, que serviu para ponderar o presente e projectar o seu futuro.
Participaram António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) que era reitor da Universidade do Minho à data de criação do IDEGUI; Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães; Luís Amaral , vice-reitor da UMinho; Paulo Coelho Lima, CEO? da Lameirinho – Indústria Têxtil, S.A. e também, membro do Conselho Geral do IDEGUI e Tânia Braga, uma designer que frequentou a primeira Licenciatura em Design de Produto.
“A presença do IDEGUI nas empresas é pouco perceptível”, observou Coelho Lima. “Os empresários não olham para o IDEGUI”, frisou, sustentando que falta mostrar que neste instituto podem encontrar soluções que eles “nem sabiam que precisavam”.
A?designer Tânia Braga fez na sua intervenção um balanço à formação que recebeu na sua licenciatura em Design do Produto, vincando a vantagem que este curso, com mais conteúdos da engenharia, oferece em comparação com outros mais baseados nas artes.
Luís Amaral, o vice-reitor da UMinho, que substituiu naquela ocasião o reitor Rui Vieira de Castro, admitiu que o IDEGUI ainda tem por cumprir “um vector de proximidade”.
António Cunha, o presidente da CCDR-N, sugeriu que as própirias instalações onde o IDEGUI já funciona pode servir de “espaço expositivo” para as empresas promoverem eventos.
03 Fevereiro 2023
Projecto Educativo Local aponta estratégia para as escolas do concelho
03 Fevereiro 2023
Freguesias de Guimarães com recolha de resíduos porta-a-porta
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário