Ponte de Lima: Cortejo Etnográfico e animação musical são os momentos mais apreciados
2024-08-04 às 06h00
Concerto com Zé Amaro, anima noite no Largo do Toural, seguido de uma sessão de DJ?set. Amanhã, às 22 horas, Marcha Gualteriana encerra festa nas ruas da cidade
As Festas da Cidade e Gualterianas, em Guimarães, atingem o ponto alto da sua programação religiosa, hoje, com a liturgia e a Majestosa Procissão de São Gualter.
Na Igreja de São Francisco, a celebração litúrgica em honra de São Gualter está prevista para as 12.30 horas.
A Majestosa Procissão, que é organizada pela Irmandade de São Gualter em parceria com a Venerável Ordem Terceira de São Francisco, temo seu início previsto para as 17.30 no Largo da Fonte Santa, em Urgeses, seguindo-se às 18 horas a saída da Igreja de São Francisco para percorrer as ruas da cidade.
Ainda hoje, para as 22 horas está preparado, no Largo do Toural, um concerto com Zé Amaro. Antes, pelas 9 horas as ruas ão animadas pelo desfile e concentração de grupos de bombos, com participação dos Amigos da Borga, Mestre Zé, Os Completos e Teixeira e Lopes.
Segue-se, a partir das 10.30, o XXI Desfile de Charretes Antigas comparticipação dos ‘Amigos das Pasteleiras’.
Pelas 21 horas, no Largo da Misericórdia vai ter lugar o despique entre as bandas de Pevidém e das Caldas das Taipas.
À mesma hora, o Largo de Donães volta a ter fado, deste vez com a tradição de Coimbra.
Amanhã, às 22 horas, a Marcha Gualteriana encerra, como é tradição, as Festas da Cidade e Gualterianas. À semelhança dos últimos anos será colocada uma bancada no Largo da Mumadona. Quem quiser desfrutar da Marcha Gualteriana com mais conforto pode adquirir ingresso, pelo valor de 7,50 euros, nas bilheteiras da Loja Oficina, do Palácio Vila Flor, da Casa da Memória e do Centro Internacional das Artes José de Guimarães.
Ontem, o programa começou às 9 horas com Feira de Gado e Concurso pecuário no Campo de São Mamede e culminou com um concerto de Bárbara Tinoco, seguido de DJ Set no Largo do Toural,
Às 21 horas ouviu-se fado no Largo de Donães, com Vera Lima e o seu quinteto. e à mesma hora, no Largo da Misericórdia houve encontro de tocadores de concertina.
Um concerto de Fernando Daniel encerrou a programação de sexta-feira.
De resto, como vem sendo hábito, há um parque de diversões, instalado na Alameda Alfredo Pimenta desde 19 de Julho.
As Festas Gualterianas começaram por ser feiras francas celebradas em honra de São Gualter, realizando-se em Guimarães desde 1906, sempre no primeiro fim-de-semana de Agosto.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário