Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Há estrelas da região na Hollywood do vinho
Doutores Palhaços levam alegria às crianças internadas

Há estrelas da região na Hollywood do vinho

Viana do Castelo aprova 121.500 euros para as freguesias do concelho

Há estrelas da região na Hollywood do vinho

Nacional

2025-02-10 às 14h30

Rui Miguel Graça Rui Miguel Graça

São considerados os óscares do vinho. O painel de provadores consagra nomes icónicos nacionais, mas também estrelas minhotas e dos Vinhos Verdes na lista. Há vinhos, personalidades, espaços de restauração e também a região do Vale do Lima.

Citação

Entra-se e a passadeira é vermelha. Nela há estrelas com os nomes que são consagrados ao longo dos anos. Estão todos lá. Dos icónicos aos emergentes e às grandes homenagens. Pertencer ao júri de provadores será certamente um momento idílico de sabores, aromas e viagens sensoriais. Imagina-se, porque apenas aquele núcleo restrito o poderá contar. Mas imagina-se que os sorrisos e as expressões podem trazer a mesma felicidade que celebrar um golo num jogo de futebol ou até com o brilho nos olhos que uma criança tem quando acabou de entrar num parque de diversões. Nomes como Barca Velha, Pêra Manca ou Quinta do Noval Nacional estão lá. Entre os prémios excelência. Criações de Luís Pato, Alves de Sousa ou uma homenagem ao comendador Rui Nabeiro também estão. Mas também há estrelas minhotas na elite. A levantar o óscar dos vinhos numa cerimónia ao estilo de Hollywood.
Sou Quinta de Santiago e Mira do Ó Alvarinho 2022 e Quinta de Lixa Private Collection Único 360 2018 são os brancos da Região dos Vinhos Verdes a integrar a lista de ’30 Vinhos Excelência’ .
Joana Santiago, da Quinta de Santiago, em Monção, mostrou enorme alegria por ver o trabalho reconhecido, representado a sub-região entre os mais prestigiados vinhos nacionais.
A produtora salientou que as uvas são provenientes de “uma parcela muito específica da Quinta de Santiago, o que mostra a importância do terroir na autenticidade e no reconhecimento do vinho”.
Destacou, por seu turno, que “as novas abordagens à casta, nomeadamente abordagens até mais extremistas, mas sempre sem deixar fugir elegância, a frescura e a acidez, que são características desta região, são sempre bem-vindas porque daí saem trabalhos geniais, e este é um deles”.
Em relação ao vinho da Quinta da Lixa, com enologia de Carlos Teixeira, é um blend de Avesso e Alvarinho, com fermentação em largar e cimento, seguida de estágio em madeira.
O director financeiro da Quinta da Lixa, Paulo Amorim, destacou que é “um incentivo para fazer ainda mais e melhor”. “Quando fazemos alguma coisa, queremos fazer bem”,.
Na lista das boas compras, que apresenta a melhor relação qualidade/preço, abaixo dos 10 euros e com uma produção acima das 100 mil garrafas, é liderada por EA 2002, com o Adega de Ponte de Lima Grande Escolha 2023 em segundo lugar, Aveleda Loureiro & Alvarinho 2023 em quarto e Quinta d’Amares Loureiro 2023 em sétimo.
A Tasquinha da Linda foi distinguida com o prémio ‘Serviço de Vinhos do Ano’, naquela que foi a 28.ª edição dos galardões ‘Os melhores de 2024’, atribuídos pela Revista de Vinhos, elevando o nome de Viana do Castelo na cerimónia. A Tasquinha da Linda bateu o Garagem 33, localizado em Soutelo, Vila Verde, Check in Faro by Leonel Pereira (Faro) e Tertúlia (Nelas), com uma carta de vinhos que demorou oito meses a ser desenhada e uma garrafeira com 350 referências.
Deolinda Fontainha refere que o segredo do sucesso reside na harmonização perfeita entre a gastronomia e os vinhos. “Quero que o cliente saia do restaurante muito satisfeito. Não é importante só o dinheiro que deixa, mas satisfação com que sai da minha casa”, afirma.
O limiano António Morgado Fiúza foi considerado a personalidade do ano no Brasil.
E o município de Ponte de Lima, que foi destino gastronómico em 2024, e que em 2025 faz parte, em conjunto com Arcos de Valdevez, Viana do Castelo e Ponte da Barca, da região Europeia da Gastronomia e Vinhos de 2025, esteve igualmente representado no evento pelo autarca Vasco Ferraz e o vereador do Turismo, Paulo Barreiro de Sousa. O presidente da câmara desta-cou que a gastronomia e os vinhos fazem parte da sua essência cultural, projectando o con- celho como um território diferenciado.
Vasco Ferraz classificou o 2025 de especial, porque “vai ser repleto de momentos culturais, uma vez que se assinalam os 900 anos da entrega do foral a Ponte Lima e o município é Região Europeia da Gastronomia e Vinho, juntamente com Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo.
Anunciou ainda que vão acontecer iniciativas em todo o Vale do Lima, “mantendo o trabalho de parceria entre os quatro municípios”, contudo “estão também previstas acções individuais de cada concelho”, a começar já no próximo dia 26 deste mês de Fevereiro”, momento em que Ponte de Lima vai concretizar uma apresentação gastronómica e vínica na Assembleia da República.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho