Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
‘Histórias na Praça’ promove leitura no Mercado Municipal
Quim Barreiros dá espectáculo em Caminha

‘Histórias na Praça’ promove leitura no Mercado Municipal

Três investigações da UMinho ganham bolsas ‘La Caixa’ e FCT

‘Histórias na Praça’ promove leitura no Mercado Municipal

Braga

2021-06-12 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

BLCS e Município de Braga promovem projecto inovador de promoção da leitura. O renovado Mercado Municipal é o palco de leituras encenadas, apresentação de livros e oferta de publicações.

Leituras encenadas, apresentações de livros, conversas temáticas e oferta de livros e revistas. São estas as quatro dimensões do ‘Histórias na Praça’, um projecto inovador de promoção da leitura, que resulta da parceria entre a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) e o Município de Braga.
O projecto, apresentado ontem à comunicação social, materializa aquilo que a autarquia tem como objectivo para a renovada ‘Praça’.
“Quando decidimos reabilitar a Praça não foi apenas para termos um mercado de produtos frescos e alimentares, mas também para criara condições para muitas outras iniciativas que aqui podem ter lugar”, recordou a vereadora Olga Pereira, realçando que este projecto ‘Histórias na Praça’ é exemplo disso.

Já a directora da BLCS recordou que uma das missões da biblioteca “é fazer chegar a leitura a todos, de forma transversal”, pelo que a ‘Praça’ é também um espaço onde a leitura pode ter lugar.
Numa das bancas do mercado, a BLCS oferece livros e revistas, a maioria deles ligados à alimentação , saúde e bem-estar. Trata-se de uma iniciativa com o apoio da Ultriplo, empresa que recolhe produtos usados para reciclagem.
A Ultriplo oferece assim à BLCS as publicações, a biblioteca procede à sua higienização e as mesmas ficam disponíveis para quem as quiser levar, sejam operadores, visitantes ou clientes do mercado.
“As pessoas podem levar para casa, ler e devolver”, realçou Aida Alves, notando ainda que os próprios operadores podem aproveitar para ler nos momentos mais parados do dia. “O importante é que as pessoas leiam porque o que nós queremos é promover a leitura”, sublinhou a directora da BLCS, avançando que o objectivo é, quando a situação pandémica melhorar, implementar no local o bookcrossing, uma prática que consiste em deixar um livro num local público para que outros o encontrem, o leiam e o voltem a partilhar, de forma informal, com o objectivo genérico de transformar o mundo numa biblioteca.

A BLCS vai também trazer a leitura à Praça noutras formas. Já a partir de hoje, vão ser feitas animações de histórias, aos sábados, pelas 10.30 horas, de 15 em 15 dias.
Numa outra vertente, a BLCS vai promover visitas guiadas, uma vez por mês, à terça-feira, para escolas. O objectivo aqui é não só promover a leitura junto dos mais novos, mas também divulgar o Mercado Municipal junto dos alunos, por ser um dos espaços mais emblemáticos da cidade.
Também vai ser na Praça que a BLCS vai promover a apresentação de livros cuja temática esteja relacionada com a alimentação, saúde e bem-estar.

Estão já agendadas duas sessões, a primeira das quais a 21 de Junho, que tem como protagonista Alexandra Vasconcelos, autora do livro ‘O poder do jejum intermitente’. Será às 17 horas e no âmbito da iniciativa ‘Livros com RUM’ que tem como anfitrião António Ferreira.
Para 21 de Julho, também às 17 horas, está marcada uma conversa com Isabel do Carmo, autora da obra ‘Alimentação - Mitos e factos’.
“Esperamos que com todas estas iniciativas consigamos aproximar mais as pessoas da leitura. O nosso objectivo é fazer com que os bracarenses leiam um bocadinho mais”, rematou Aida Alves.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho