Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Hélder Lima e Ivan Postiga ganham Prémios Viana de Lima
Luís Pedro Martins: “Turismo é um sector resiliente, que recuperou muito rapidamente”

Hélder Lima e Ivan Postiga ganham Prémios Viana de Lima

Associação Vida Independente alarga capacidade de resposta

Hélder Lima e Ivan Postiga ganham Prémios Viana de Lima

Ensino

2020-08-01 às 06h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Melhores alunos de Arquitectura e Belas Artes da Universidade do Porto receberam ontem os Prémios Viana de Lima. Município de Esposende cumpre assim vontade do arquitecto.

Citação

Hélder Lima e Ivan Postiga receberam ontem os Prémios Viana de Lima relativos ao ano académico 2018/2019. “É uma honra para o Município de Esposende a atribuição destes prémios, tanto pela afirmação do trabalho do arquitecto Viana de Lima, como pelo reconhecimento do mérito académico destes estudantes”, assumiu o presidente da autarquia, Benjamim Pereira.

Dando cumprimento ao protocolo estabelecido com a Universidade do Porto e à vontade do arquitecto Viana de Lima, expressa em testamento, de distinguir os melhores alunos das Faculdades de Arquitectura e de Belas Artes, em homenagem aos seus filhos Alexandre e Sílvia, a Câmara Municipal de Esposende tem vindo a premiar, anualmente, os alunos melhor classificados em cada um dos cursos, com o valor pecuniário de 2000 euros.
Ainda de acordo com o estabelecido, os galardoados oferecem ao município uma obra/trabalho da sua autoria para o Fundo Viana de Lima.
Nesta edição, o Prémio de Pintura ‘Alexandre Viana de Lima’ foi atribuído a Ivan Postiga, recém-graduado Mestre em Artes Plásticas – especialização em Pintura, e o Prémio de Arquitectura ‘Sílvia Viana de Lima’ foi para Hélder Lima, finalista do Mestrado Integrado de Arquitectura.

Começando por lembrar a personalidade e a obra de Viana de Lima, Benjamim Pereira aludiu ao processo que culminou com a parceria entre o Município de Esposende e a Universidade do Porto, possibilitando tanto a atribuição destes prémios como a abertura da Casa das Marinhas ao público em geral, particularmente aos estudantes da Faculdade de Arquitectura.
Dizendo-se honrado e orgulhoso pela distinção, Ivan Postiga agradeceu o prémio, considerando que representa o reconhecimento público do trabalho desenvolvido na faculdade.

Por sua vez, Hélder Lima assumiu “forte emoção” pelo reconhecimento. Sobre este prémio, referiu que “não é apenas o reconhecimento, mas uma estratégia de recuperação e manutenção do património arquitectónico”.
O reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, saudou a parceria estabelecida, em 2010, com a câmara, considerando que possibilitou a “preservação e valorização de um património arquitectónico ímpar”. Neste contexto, felicitou o município pelo trabalho de musealização da Casa das Marinhas, assinalando que a autarquia “tem cumprido com elevação o compromisso”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho