Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Homenagem a Manuel Campelos reforça identidade dos vizelenses
Trail Erdal/Urgezes Solidário mostra ‘A Penha como nunca a viram’

Homenagem a Manuel Campelos reforça identidade dos vizelenses

Alunos da EB 2,3 de Lamaçães ouviram histórias sobre a revolução de Abril no Lar da Misericórdia

Homenagem a Manuel Campelos reforça identidade dos vizelenses

Vale do Ave

2024-02-21 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Ao longo dos próximos meses, a Câmara de Vizela celebra o centenário de Manuel Campelos, fundador e líder do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela. Sábado realiza-se a sessão solene.

Citação

A Câmara Municipal liderada por Victor Hugo Salgado dá continuidade às homenagens que vem promovendo para realçar o contributo daqueles que mais se destacaram na luta autonómica e que contribuíram para a concretização da “bonita história” que foi a restauração do concelho de Vizela concretizada em Março de 1998.
Desta vez o homenageado é Manuel Campelos, cujo centenário do seu nascimento se assinala precisamente no próximo sábado, dia 24 de Fevereiro.

A apresentação do programa, ontem, na sede do Município, marcou o arranque desse programa comemorativo do Centenário de Manuel Campelos, que vai decorrer ao longo dos próximos meses, numa iniciativa que regista a parceria da família do homenageado e de outros parceiros que vão contribuir para os eventos a desenvolver, esperando o edil que sejam eventos bastante participados pelo população vizelense.
O ponto alto do programa viver-se-á já no sábado, dia que arranca com uma visita ao Cemitério de São João, pelas 8.30 ho- ras. Segue-se, pelas 9 horas, uma missa solene na Igreja de São João.
Antes da sessão solene que vai decorrer no Auditório Municipal Francisco Ferreira, vai decorrer uma homenagem junto ao monumento Manuel Campelos. “Será descerrada uma placa evocativa destas comemorações”, precisou Victor Hugo Salgado.

O programa prossegue em Março com a exposição ‘Nova Vizela’, na galeria do Auditório Municipal Francisco Ferreira.
No mesmo local, em Junho, será inaugurada a mostra ‘A LUTA da minha vida’ que reunirá “documentos e fotos sobre a vida e obra de Manuel Campelos, sobretudo na perspectiva da luta autonómica”.
Ainda em Junho, serão lançados um livro e um documentário sobre o homenageado.
“O documentário reúne um conjunto de testemunhos vivos sobre a luta autonómica. Ele será também um documento histórico que ficará para que as gerações vindouras conheçam a sua história”, especificou o edil
Já sobre o livro, Victor Hugo Salgado antecipou que a obra vai permitir perceber o que foi a história, os momentos e a vida de Manuel Campelos.

Em Agosto, no âmbito das Festas da Cidade, Manuel Campelos vai ser também homenageado com um carro alegórico em sua homenagem a integrar o Cortejo ‘Vizela dos tempos idos’.
Ainda em data a definir, vai realizar-se um concerto de homenagem a Manuel Campelos pela Banda Filarmónia Vizelense.
Também na rádio Vizela se vai realizar, em data a anunciar, um programa sobre a temática.
Sobre o programa que apresentou, Victor Hugo Salgado destacou que “é um momento relevante”, que além de homenagear Manuel Campelos, também cria condições para que a história extraordinária de Vizela seja lembrada, mantida e também para renovar a identidade do povo de Vizela”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho