Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Hospital com quatro áreas de “excelência máxima”
Sindicato e bolseiros denunciam “roubo” salarial na integração de precários

Hospital com quatro áreas de “excelência máxima”

“Foram muito profissionais e de um carácter enorme”

Hospital com quatro áreas de “excelência máxima”

Braga

2020-01-17 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

A Entidade Reguladora da Saúde dá ‘três estrelas’ às áreas de Ginecologia, Cirurgia de Ambulatório, Ortopedia e Obstetrícia do Hospital de Braga.

O Hospital de Braga obteve a classificação de excelência máxima nas especialidades de Ginecologia, Cirurgia de Ambulatório, Ortopedia e Obstetrícia na segunda avaliação da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) de 2019, que foi, ontem, divulgada. Das 14 áreas de especialidade avaliadas nesta unidade hospitalar, nenhuma obteve classificação negativa e além das quatro que obtiveram “excelência máxima”, todas as outras obtiveram qualidade ‘nível dois’.
A avaliação e classificação no âmbito do projecto SINAS, da ERS, foi realizada num universo de 158 hospitais públicos, privados e do sector social, apenas afere o desempenho do hospital nas áreas de especialidade avaliadas em concreto.

A classificação máxima em termos de qualidade (três estrelas) foi atribuída pelo SINAS às áreas de Cirurgia de Ambulatório (em Cirurgia de Ambulatório), de Ginecologia (Histerectomias), de Obstetrícia (Partos e Cuidados Pré-Natais) e Ortopedia (Artroplastias Totais da Anca e do Joelho).
Refira-se que esta avaliação e classificação é feita em dois níveis. Num primeiro, confirma-se o cumprimento de critérios essenciais para a prestação de cuidados de saúde com qualidade. A passagem desse nível, permite acesso a um segundo nível de avaliação em que são atribuídos níveis de qualidade de I a III em cada uma das áreas de avaliação.
Note-se que esta segunda avaliação da ERS, via SINAS, refere-se aos internamentos realizados entre Julho de 2017 e Julho de 2018.
De uma forma geral, 84 por cento dos hospitais avaliados pelo regulador da saúde em Portugal obtiveram classificação de excelência clínica, cumprindo, assim, os critérios para a prestação de cuidados de saúde de qualidade.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.