Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Hospital de Braga recebeu Seminário de Ética 
Faro de Paulinho castiga erros decisivos do Cabreiros

Hospital de Braga recebeu Seminário de Ética 

João Rodrigues e Maaris Meier conquistam Taça em Terras de Bouro

Hospital de Braga recebeu Seminário de Ética 

Braga

2019-09-19 às 22h11

Redacção Redacção

A sessão de abertura contou com a presença de Francisco Ramos, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, João Porfírio Oliveira, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga EPE e António Faria Vaz, Presidente da Redética.

O Hospital de Braga recebeu, hoje, o Seminário de Primavera/Verão da RedÉtica - Associação Nacional de Comissões de Ética, um evento que contou com a presença de Francisco Ramos, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde. O Seminário, que pretendeu promover a reflexão e partilha de conhecimentos sobre questões éticas, reuniu mais de uma centena de profissionais de saúde nos auditórios do Hospital.
Genética, proteção de dados, rastreios e formação nas Comissões de Ética foram os temas de destaque deste Seminário que teve como objetivo estimular os participantes no sentido de refletirem e partilharem conhecimento sobre as temáticas.
A sessão de abertura contou com a presença de Francisco Ramos, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, João Porfírio Oliveira, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga EPE e António Faria Vaz, Presidente da Redética.
Nesta sessão, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, começou por “agradecer e reconhecer o trabalho feito por centenas de pessoas do Serviço Nacional de Saúde” nesta área. Incitou, ainda, os participantes a investirem na discussão desta temática, e na opinião pessoal de Francisco Ramos “a ética não se deve circunscrever às questões de investigação, deve ir muito para além disso, mas deve ter uma posição fundamentada, fundada, de preferência não em ideologias mas sim em conhecimento sobre as matérias”.
Durante a sessão, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde realçou o importante papel que a área da investigação tem em Braga: “no campo da investigação, neste Hospital e em colaboração com a Universidade do Minho, temos um dos melhores centros de investigação clínica dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde”, destacou Francisco Ramos.
“Este encontro é o corolário de um esforço comum dos membros das Comissões de Ética que de uma forma ativa têm participado na RedÉtica”, referiu António Faria Vaz, Presidente da Redética.
Por sua vez, João Porfírio Oliveira, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, agradeceu “o facto de terem escolhido o Hospital de Braga para a realização deste Seminário” e mostrou “vontade e total disponibilidade para acolher futuras organizações que pretendam realizar eventos no Hospital de Braga”.
Este evento é uma organização da RedÉtica, com o apoio da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, e de várias Comissões de Ética do Norte, nomeadamente, Comissão de Ética da ARS Norte, do Hospital de Braga, da Santa Casa da Misericórdia do Porto, da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, do Centro Hospitalar Universitário do Porto/ICBAS, do Centro Hospitalar Universitário S. João/FMUP, do Hospital Sra. da Oliveira, e da Comissão de Ética para a Investigação em Ciências da Vida e da Saúde do Conselho de Ética da Universidade do Minho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.