felizMENTElar: residência sénior abre a 19 de Setembro em Gualtar
2021-12-04 às 06h00
Serviço visa contribuir para o conforto das cerca de duas mil pessoas que diariamente frequentam o Hospital Senhora da Oliveira. É o primeiro serviço do género a funcionar em instalações hospitalares.
O Hospital Senhora da Oliveira abriu ontem, aos utentes e aos funcionários, o Espaço Cidadão.
Localizado na entrada principal do Hospital, o gabinete permite que os utentes possam tratar de vários assuntos da administração central ou local (como por exemplo renovar o Cartão de Cidadão ou a carta de condução) enquanto esperam para serem atendidos nas consultas. Tudo a pensar no conforto do cidadão.
“Isto é um acto de perfeita humanização, de maior conforto para o cidadão. O cidadão que vem ao hospital, também pode tratar de coisas da sua vida pessoal, enquanto está à espera de um familiar, de uma consulta. Pode vir tratar do Cartão do Cidadão, da ADSE (Assistência na Doença dos Servidores do Estado), da Segurança Social ou da Caixa Geral de Aposentações”, explicou Henrique Capelas, presidente do Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira.
O Espaço do Cidadão, o primeiro a existir no país em instalações hospitalares permite prestar vários serviços às cerca de duas mil pessoas que diariamente frequentam o hospital, entre funcionários, doentes, utentes e familiares. “Todos os dias temos aqui uma mini-cidade”, disse Henrique Capelas.
O investimento foi inferior a dois mil euros. “Estamos a falar num projecto cujo investimento foi insignificante. Não chegou sequer a dois mil euros” disse Henrique Capelas.
A secretária de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, explicou que se trata do “primeiro Espaço do Cidadão que nasce numa unidade hospitalar, num contexto de valorização dos profissionais de saúde, da comunidade hospitalar e dos utentes deste espaço hospitalar.”
A vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, lembrou que o concelho está bem servido de Espaços do Cidadão. “Temos, com este, 21 Espaços do Cidadão. Temos feito um investimento grande na colocação de Espaços do Cidadão nas juntas de freguesia, nesta proximidade ao cidadão.A modernização administrativa é esta facilitação de chegar mais próximo dos cidadãos. Este Espaço do Cidadão vem permitir dar este tipo de resposta num local que normalmente associamos à doença. Estamos a inovar e a prestar um serviço fundamental à população”, frisou Adelina Pinto
A vice-presidente da autarquia, salientou ainda que “a Câmara Municipal está sempre disponível e ao lado do hospital”.
O Espaço Cidadão do Hospital Senhora da Oliveira contou com a colaboração, em termos de programas informáticos, formação de pessoal e equipamentos, da Agência para a Modernização Administrativa.
O Espaço Cidadão funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e entre as 14 e as 17 horas.
17 Agosto 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário