Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Hospital de Guimarães abriu Espaço Cidadão aos utentes e funcionários
Novo posto transformação reforça serviço de electricidade

Hospital de Guimarães abriu Espaço Cidadão aos utentes e funcionários

felizMENTElar: residência sénior abre a 19 de Setembro em Gualtar

Hospital de Guimarães abriu Espaço Cidadão  aos utentes e funcionários

Vale do Ave

2021-12-04 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Serviço visa contribuir para o conforto das cerca de duas mil pessoas que diariamente frequentam o Hospital Senhora da Oliveira. É o primeiro serviço do género a funcionar em instalações hospitalares.

Citação

O Hospital Senhora da Oliveira abriu ontem, aos utentes e aos funcionários, o Espaço Cidadão.
Localizado na entrada principal do Hospital, o gabinete permite que os utentes possam tratar de vários assuntos da administração central ou local (como por exemplo renovar o Cartão de Cidadão ou a carta de condução) enquanto esperam para serem atendidos nas consultas. Tudo a pensar no conforto do cidadão.
“Isto é um acto de perfeita humanização, de maior conforto para o cidadão. O cidadão que vem ao hospital, também pode tratar de coisas da sua vida pessoal, enquanto está à espera de um familiar, de uma consulta. Pode vir tratar do Cartão do Cidadão, da ADSE (Assistência na Doença dos Servidores do Estado), da Segurança Social ou da Caixa Geral de Aposentações”, explicou Henrique Capelas, presidente do Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira.
O Espaço do Cidadão, o primeiro a existir no país em instalações hospitalares permite prestar vários serviços às cerca de duas mil pessoas que diariamente frequentam o hospital, entre funcionários, doentes, utentes e familiares. “Todos os dias temos aqui uma mini-cidade”, disse Henrique Capelas.
O investimento foi inferior a dois mil euros. “Estamos a falar num projecto cujo investimento foi insignificante. Não chegou sequer a dois mil euros” disse Henrique Capelas.
A secretária de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, explicou que se trata do “primeiro Espaço do Cidadão que nasce numa unidade hospitalar, num contexto de valorização dos profissionais de saúde, da comunidade hospitalar e dos utentes deste espaço hospitalar.”
A vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, lembrou que o concelho está bem servido de Espaços do Cidadão. “Temos, com este, 21 Espaços do Cidadão. Temos feito um investimento grande na colocação de Espaços do Cidadão nas juntas de freguesia, nesta proximidade ao cidadão.A modernização administrativa é esta facilitação de chegar mais próximo dos cidadãos. Este Espaço do Cidadão vem permitir dar este tipo de resposta num local que normalmente associamos à doença. Estamos a inovar e a prestar um serviço fundamental à população”, frisou Adelina Pinto
A vice-presidente da autarquia, salientou ainda que “a Câmara Municipal está sempre disponível e ao lado do hospital”.
O Espaço Cidadão do Hospital Senhora da Oliveira contou com a colaboração, em termos de programas informáticos, formação de pessoal e equipamentos, da Agência para a Modernização Administrativa.
O Espaço Cidadão funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e entre as 14 e as 17 horas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho