Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Human Power Hub desenvolveu 75 iniciativas de empreendedorismo social em quatro anos
ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

Human Power Hub desenvolveu 75 iniciativas de empreendedorismo social em quatro anos

Reitor da Universidade do Minho defende rede de instituições de ensino superior

Human Power Hub desenvolveu 75 iniciativas  de empreendedorismo social em quatro anos

Economia

2024-02-22 às 06h00

Joana Russo Belo Joana Russo Belo

4.º Aniversário do Human Power Hub celebrado, ontem, no gnration. Em quatro anos, o Centro de Inovação Social apoiou 75 iniciativas de empreendedorismo. Reforçar ligações com o ensino superior é o próximo passo, para criar agendas de investigação.

Citação

Em quatro anos, o Human Power Hub - Centro de Inovação Social de Braga apoiou 75 iniciativas de empreendedorismo social, sendo que 67% dos projectos conseguiram sobreviver e seis estão, neste momento, em fase de internacionalização. Os números foram revelados, ontem, por Carlos Videira, administrador executivo da BragaHabit - empresa que tutela o HPH - na cerimónia do 4.º aniversário, que teve lugar no gnration.
“É um balanço muito positivo, conseguimos ter, ao longo destes anos, 75 iniciativas de impacto de empreendedorismo social nas suas mais diversas fases promovidos por empreendedores sociais e organizações sociais, que passaram por uma fase de incubação e que estão hoje no mercado a gerar valor, caso da Eat Fit, onde estamos que é um desses casos de um projecto com preocupações sociais e ambientais e que está hoje, perfeitamente, implementada no território do município de Braga”, sublinhou Carlos Videira, dando conta de que “67% dos projectos que apoiamos conseguiram sobreviver, constituir-se como empresa, associação ou cooperativa e gerar valor através da venda de bens, serviços ou produtos com preocupações sociais e ambientais”.
Simultaneamente, dão “resposta a problemas e desafios sociais que enfrentamos na inclusão, no acesso à cultura, nas questões ambientais, no apoio à infância, à terceira idade e na vertente da digitalização que cada vez mais é importante”, sublinhou.
Carlos Videira lembra que este “balanço muito positivo dos últimos quatro anos” dá “novas perspectivas” para o momento actual em termos de financiamento do Portugal Inovação Social: “podemos apoiar os projectos, podemos também receber financiamento para escalar ainda mais a nossa actividade e é isso que vamos fazer a partir de agora, com uma preocupação cada vez maior com a medição do impacto do que fizemos”.
Administrador da BragaHabit destacou ainda o objectivo de “reforçar as ligações com o ensino superior”, em particular com a Universidade do Minho, no sentido de desenvolver “agendas de investigação para que as nossas respostas sejam mais eficazes”. “Fizemos hoje uma medição do número de iniciativas, de pessoas que estão envolvidas e o que queremos saber agora é a quantas pessoas chegamos, para isso será importante a ligação às instituições do mundo do conhecimento para que consigamos também convencer cada vez mais pessoas a optar por esta vertente da inovação social”, frisou, revelando que já desenvolveram algumas reuniões exploratórias com a Escola de Econo- mia e Gestão da UMinho e ligação com alguns investigadores. No âmbito do digital, o HPH tem para este ano um financiamento exclusivo de 150 mil euros para acelerar dez start-ups.
Presente na sessão, o autarca Ricardo Rio considerou o Human Power Hub como “um projecto que nos orgulha muito pelo processo e pela maneira como foi sendo desenvolvido ao longo dos anos” pelo “envolvimento que conseguiu gerar de muitas instituições, quer da nossa rede social, quer também de investidores que conseguiram alavancar o impacto dos projectos e das ideias de negócios”.
“Através destas iniciativas, seja do ponto de vista da inclusão ou da promoção da sustentabilidade, temos projectos que têm ajudado a mudar o rosto da cidade de Braga”, elogiou.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho