OC Barcelos e Riba d’Ave HC defrontam FC Porto e Benfica
2024-09-05 às 06h00
Chamas andaram muito perto de casas e de campos agrícolas, especialmente na freguesia de Escudeiros, em Braga. Combate ao fogo envolveu centenas de operacionais e meios aéreos.
Um incêndio com alguma dimensão causou alarme entre os moradores de vários lugares da freguesia de Escudeiros, ontem à tarde.
A situação mais grave aconteceu por volta das 15 horas, na Rua da Formiga, com as chamas a chegarem bastante perto das casas. “Eu estava a arrumar a cozinha e vi um clarão que achei estranho. Abri a janela e vi muito fumo. O fogo começou em baixo nos campos e rapidamente chegou cá acima, perto da casa. Fiquei muito assustada”, disse Rosa Marques, a moradora da casa que esteve em perigo na Rua da Formiga.
Os bombeiros foram rápidos a chegar ao local. “Chegaram depressa a disseram para fecharmos as portas e janelas de casa”, revelou Rosa Marques, com receio dos reacendimentos.
O presidente da União de Freguesias de Escudeiros e Penso (Santo Estevão e São Vicente), Fernando Silva, também esteve no local a indicar os acessos aos bombeiros.
“Os bombeiros chegaram rápido e eu andei a dizer onde havia caminhos e quais eram as ruas e as bocas de incêndio. Estive envolvido e mobilizei o máximo que pude de bombeiros, protecção civil e da GNR. Fiz tudo o que estava ao meu alcance para mobilizar os meios”, disse Fernando Silva.
O autarca de Escudeiros e Penso (Santo Estevão e São Vicente), destacou a colaboração da população. “As pessoas socorreram-se do que tinham à mão, tanques e mangueiras. Muitas das pessoas que vinham para ver o fogo acabaram por ajudar a salvaguardar os bens” explicou Fernando Silva.
Devido ao vento, as chamas encaminharam-se para junto do Campo de Futebol de Guisande.
O presidente da União de Freguesias de Guisande e Oliveira S. Pedro, Augusto Carvalho também deu uma ajuda aos bombeiros nas proximidades do recinto desportivo. “Colaborei com os bombeiros e dei o meu melhor, porque o fogo entrou um bocadinho na minha freguesia”, deu conta Augusto Carvalho.
O incêndio foi combatido por vários meios dos Bombeiros Sapadores e Voluntários de Braga, de Famalicão e das Taipas. Contaram com o apoio de dois meios aéreos ao início da tarde.
A GNR disponibilizou várias patrulhas e registou a ocorrência.
Em Vieira do Minho, na freguesia de Rossas um fogo em mato obrigou à intervenção de 57 operacionais, apoiados por 11 viaturas e dois meios aéreos,
Nos Arcos de Valdevez, cerca de 200 bombeiros e cinco meios aéreos estiveram empenhados, ontem a tarde, no combate a um fogo florestal, na União de Freguesias de S. Jorge e Ermelo. O alerta foi dado às às 21.20 horas de terça-feira. Durante a madrugada esteve no local cerca de uma centena de bombeiros, mas os meios tiveram de ser reforçados durante o dia de ontem, devido à intensidade do vento.
O concelho tem sido fustigado por vários fogos nos últimos dias o que levou, ontem, o presidente da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez a solicitar ao Governo mais policiamento e investigação. “Tudo indica que é fogo intencional e de origem criminosa pelas circunstâncias em que ocorreu. Temos de ter uma acção concertada de forma que se consiga travar estas pessoas”, disse João Manuel Esteves. O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários dos Arcos de Valdevez, Germano Amorim, disse ser ne- cessário reflectir sobre a situação da Protecção Civil.
Durante o dia de ontem ocorreram também incêndios em Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vila Verde, Fafe, Ponte de Lima, e Ponte da Barca.
10 Outubro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário