Nossa Senhora dos Doces: paraíso da confeitaria
2010-03-31 às 06h00
É apontado pela Inspecção-Geral da Educação como um dos pontos fracos do Agrupamento Francisco Sanches. No ano lectivo de 2008/2009 onde os incidentes originaram 73 processos disciplinares, a maioria decorrente de agressões.
O relatório da avaliação externa elaborado pela Inspecção-Geral da Educação (IGE), destaca o elevado nível de casos de indisciplina como um dos pontos fracos do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches.
De acordo com o documento recentemente publicado, os casos reportam-se especialmente à escola-sede, frisando, que apesar do índice “ainda elevado”, tem-se verificado uma redução dos casos de indisciplina fruto das medidas implementadas com o envolvimento da comunidade escolar.
Entre as medidas, a IGE fala da criação, no âmbito do programa TEIP 2 (Território Educativo de Intervenção Prioritária), do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, composto por uma equipa multidisciplinar que pretende dar uma resposta mais eficaz na prevenção e resolução dos problemas disciplinares e sociais dos alunos e famílias, contribuindo para ser atingida a meta II ‘Educação para a responsabilidade de todos - Educar para a Cidadania’ do projecto TEIP2.
Ainda no que diz respeito ao comportamento e disciplina, o relatório evidencia que a redução do número de casos se deve também a outras medidas, apontando como exemplo o facto de a escola ter vindo a beneficiar, desde 1998/99, de dois seguranças, “considerados muito importantes para a prevenção e eliminação das situações de conflito nos espaços abertos e a sensibilização para o cumprimento das regras”.
Os inspectores sustentam ainda que foram implementadas acções específicas de natureza preventiva por parte dos assistentes operacionais, nomeadamente durante os intervalos e à hora de almoço.
Ainda de acordo com o relatório de avaliação externa do Agrupamento Francisco Sanches, a criação do Gabinete de Orientação do Aluno, em Março de 2009, permitiu a monitorização dos incidentes disciplinares e a revitalização da sala do aluno, espaço que foi “apetrechado com equipamentos de qualidade e, sendo aberto a todos os alunos, tem funcionado sem sofrer danos, o que demonstra uma evolução positiva do seu comportamento”.
73 processos disciplinares no ano lectivo de 2008/2009
Relativamente aos incidentes disciplinares em 2008/09 que originaram 73 processo disciplinares (12 no 1.º ciclo, 42 no 2.º e 19 no 3.º), 51% foram decorrentes de agressões, 32% de incumprimento de regras e 17% envolveram ambas as situações.
As medidas aplicadas foram em 68% dos casos tarefas e actividades de integração, apenas 18% de suspensão da frequência da escola, não tendo resultado aplicação de qualquer medida sancionatória em 14% das situações.
Más condições físicas
As más condições físicas do Bloco F e a falta de instalações cobertas para a prática da Educação Física na EB 2,3 Francisco Sanches são apontadas como constrangimentos, colocando “em causa a qualidade das condições de ensino e aprendizagem e podem
ameaçar a segurança dos seus utentes”, refere o relatório da avaliação externa.
Ainda no que diz respeito às condições físicas do parque escolar do agrupamento, o documento diz que apesar de requalificado, as escolas “não têm espaços polivalentes nem salas específicas para o desenvolvimento das actividades de enriquecimento curricular. Há falta de salas de aula, funcionando as EB1/JI das Enguardas e da Quinta da Veiga em regime duplo”.
Insuficiente participação dos pais
A avaliação externa demonstra que os encarregados de educação reconhecem que os docentes titulares de grupo/turma e os directores de turma facilitam a comunicação de modo a garantir a informação e a participação na vida escolar, mas esta ainda não apresenta o nível desejado. Os inspectores mencionam que o agrupamento leva a cabo diversas iniciativas tendentes a fomentar a participação e o envolvimento dos pais na vida escolar, nomeadamente palestras e momentos de convívio.
Capacidade de auto-regulação com ‘Suficiente’
O agrupamento obteve ‘Bom’ em quatro dos cinco domínios avaliados. O domínio da ‘capacidade de auto-regulação’ foi classificado como ‘Suficiente’.
Resultados superam médias nacionais
Os resultados escolares obtidos pelos alunos ao agrupamento são apontados pelos inspectores como um dos pontos fortes desta comunidade escolar.
No relatório da avaliação externa é mencionado que o agrupamento tem vindo a melhorar os seus resultados, “verificando-se uma evolução positiva nas taxas de transição e conclusão, assim como uma consolidação das médias internas”.
Os resultados das provas de aferição dos 4.º e 6.º anos, nos últimos anos superam mesmo as médias nacionais com excepção dos de Língua Portuguesa do 4.º ano, em 2009, que foram ligeiramente inferiores.
Também os resultados nos exames nacionais do 9.º ano na disciplina de Língua Portuguesa têm sido ligeiramente superiores aos referentes nacionais e no último ano apresentam a mesma média.
Já em Matemática apresentam tendência ascendente, acompanhando as médias nacionais e igualando-a em 2009.
O documento evidencia ainda que o agrupamento tem vindo a adoptar várias estratégias de acção com impacto favorável na melhoria dos resultados.
Potencialidades
Mas nem só os resultados escolares são apontados como pontos fortes do Agrupamento de Escolas Francisco Sanches.
Os inspectores destacam também a aposta do agrupamento na integração de todos os alunos e as medidas de apoio educativo implementadas; a diversificação da oferta formativa e das iniciativas de enriquecimento do currículo desenvolvidas nos 2.º e 3.º ciclos, com impacto na motivação e formação integral dos alunos; a motivação e o empenho do corpo docente e não docente e a existência de um conjunto diversificado de parcerias activas que contribui para uma maior eficácia na prestação do serviço educativo.
Director do agrupamento: “neste momento não há indisciplina”
Contactado pelo ‘Correio do Minho’, o director do Agrupamento de Escolas Francisco Sanches tece vários comentários sobre os diversos temas explanados no relatório de avaliação externa elaborado pela Inspecção-Geral de Educação.
Jorge Amado começa por comentar os casos de indisciplina que o documento menciona. Para o director este é já um assunto ultrapassado, que faz parte do passado. “Neste momento não há indisciplina. Houve um trabalho muito sério para ultrapassar o problema”.
Jorge Amado explica também que o facto de a escola-sede ter registado alguns casos em anos lectivos anteriores se deve ao facto do estabelecimento de ensino ter recebido alunos problemáticos oriundos de outras escolas do concelho para integrarem projectos em que a EB 2,3 Francisco Sanches foi pioneira, como os designados Cursos Curriculares Alternativos e os Cursos de Educação e Formação (CEF).
Amado acrescenta que a escola fez um “excelente trabalho com estes alunos”, já que todos, os que obtiveram saídas profissionais estão hoje bem colocados no mercado de trabalho.
Jorge Amado destaca ainda os bons resultados obtidos pelos alunos, um facto muito relevante tendo em conta que o agrupamento integra estudantes de várias nacionalidades.
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