Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
‘insights, vivências, sonhos’ de Maria Helena Magalhães
Terras de Bouro: ‘Gerês Seguro 2025’ promove turismo sustentável no Parque da Peneda-Gerês

‘insights, vivências, sonhos’ de Maria Helena Magalhães

Vila Verde conquistou categoria de Ciência nos Prémios Nacionais de Educação 2025

‘insights, vivências, sonhos’ de Maria Helena Magalhães

Braga

2025-06-22 às 14h16

Redacção Redacção

Exposição patente no espaço Synergia, em Braga. Nascida na cidade dos arcebispos em 1946, a autora esteve a vida toda rodeada de arte.

Citação

Está patente desde o passado dia 18 deste mês de Junho, no Espaço Synergia em Braga, a exposição de pintura ‘insights, vivências, sonhos’, da artista bracarense Maria Helena Magalhães. Com 78 anos, Maria Helena apresenta uma mostra profundamente intimista, onde cada quadro transporta o visitante para as diversas fases da sua vida, traduzidas em cor, forma e emoção.
Nascida em Braga, a 18 de setembro de 1946, Maria Helena sempre viveu rodeada de arte, embora nem sempre lhe tenha sido possível explorá-la livremente. A sua primeira paixão foi o canto, incentivada desde cedo pelo seu tio Julinho, que desejava vê-la estudar numa escola de música em Itália. Contudo, a vida levou-a por outros caminhos e foi apenas mais tarde, em 1994, que reencontrou a expressão artística na pintura e escrita, de forma autodidata e intuitiva.

“insights, vivências, sonhos” reflete precisamente essa jornada de reencontro consigo mesma, onde cada obra é um espelho de vivências, mudanças e sonhos acumulados ao longo dos anos. Sem formação académica em artes, Maria Helena pinta com o coração, guiada pela intuição e pela memória.
A sessão de inauguração foi também um momento especial de celebração artística, onde, além da pintura, a música esteve presente como ponte entre emoções.
O grupo de coro Cantabile, da Casa do Professor, encantou o público com um repertório harmonioso, seguido de uma atuação ao som da guitarra por Tiago Neves Alberto, que encheu o espaço de sensibilidade e serenidade. A noite culminou com um momento de grande beleza vocal, protagonizado por Félix Alonso Cabrerizo, cuja interpretação tocou todos os presentes com um poema da autoria de Maria Helena Magalhães.
A exposição pode ser visitada no Espaço Synergia e convida todos os amantes de arte, e não só, a mergulharem na sensibilidade e na história de vida de uma mulher que fez da arte uma forma de resistência, liberdade e amor.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho