Com 11 ausências, Carvalhal chama nove jovens jogadores
2022-12-09 às 09h00
‘Instituto Monsenhor Airosa - 150 anos a dignificar a pessoa humana’ foi apresentado ontem publicamente. A obra vem deixar “nos anais da história a vida desta instituição e do seu fundador”.
O livro ‘Instituto Monsenhor Airosa - 150 anos a dignificar a pessoa humana’ foi apresentado ao início da tarde de ontem. A obra foi criada com o intuito de “deixar nos anais da história a vida desta instituição e a presença do seu fundador”, e foi considerada como portadora de “um imenso valor histórico e artístico, mas acima de tudo, de um legado da enorme grandeza humana”.
O dia de ontem foi vivido com grande emoção no Instituto Monsenhor Airosa (IMA). O dia da sua padroeira, Imaculada Conceição, foi o dia escolhido para a apresentação do livro ‘Instituto Monsenhor Airosa - 150 anos a dignificar a pessoa humana’, uma obra que assinala os 150 anos desta casa, e cuja apresentação foi adiada por dois anos também devido aos constrangimentos da pandemia.
Segundo a presidente da Comissão Administrativa do IMA, Cidália Teixeira, o que se pretende é “deixar nos anais da história a vida desta instituição, a presença de Monsenhor Airosa, o que fez pelas jovens que acolheu no século passado, assim como o trabalho que depois foi continuado pelas Irmãs Dominicanas”.
O livro foi apresentado por Fátima Amorim, para quem esta é “uma obra que serve de memória futura de um passado grandioso. Trata-se da memória de uma instituição que encerra em si a personificação do seu fundador, uma figura magnânima, de personalidade carismática, nobre e determinado, um exemplo do que é ser um instrumento de Deus ao serviço do bem comum”, considerou.
‘Instituto Monsenhor Airosa - 150 anos a dignificar a pessoa humana’ retrata e documenta “a essência desta instituição consubstanciada numa sentida homenagem ao seu fundador e a todos os que com ele colaboraram e colaboram nesta missão”, referiu.
Fátima Amorim sublinhou o “imenso valor histórico e artístico”, assim como “o enorme legado da grandeza humana que esta obra encerra em si”.
O coordenador da obra, Ernesto Português, lembrou que “com esta publicação cumpriu-se um desejo do antigo presidente da direcção Luís Gonzaga Dinis”.
Para Ernesto Português, este livro “pretende fazer a ponte entre o passado e o futuro, sem esquecer o presente histórico”. “Este é um registo significativo acerca desta instituição e do seu fundador, um registo que vai permitir levar para fora de portas uma história que merece ser conhecida”, defendeu.
No final da apresentação do livro foi celebrada uma eucaristia presidida por D. Nuno Almeida e pelo padre Andreas Lind, assistente espiritual da casa.
‘Instituto Monsenhor Airosa - 150 anos a dignificar a pessoa humana’ pode ser adquirido na portaria do IMA, tendo um custo de 20 euros. Esta é uma edição única composta por 150 exemplares.
07 Setembro 2024
Arte, concertos, performances para todos os gostos na Noite Branca
07 Setembro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário