Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Instituto Politécnico enfrenta novo desafio com doutoramentos
Braga entre os finalistas dos Music Cities Awards 2025

Instituto Politécnico enfrenta novo desafio com doutoramentos

“Direito de Propriedade” de Alexandre Sá apresentado em Celorico de Basto

Instituto Politécnico enfrenta novo desafio com doutoramentos

Alto Minho

2025-05-16 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

IPVC celebrou ontem 39 anos de existência. Presidente da instituição de ensino superior do Alto Minho apontou novo ciclo com a perspectiva de aprovação de doutoramentos.

Citação

O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) afirmou ontem, na comemoração do 39.º aniversário da instituição, que os próximos dois anos do seu actual mandato serão exigentes, com a consolidação de “novos doutoramentos”, o aprofundamento da internacionalização e o investimento em novas metodologias pedagógicas.
Numa cerimónia que homenageou estudantes, investigadores, docentes e pessoal não docente, Carlos Rodrigues apontou a “trajectória de transformação profunda” do IPVC, destacando a submissão à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior de seis doutoramentos, dois dos quais, Design e Ciências do Desporto com elevada expectativa de serem aprovados, dada a associação a unidades de investigação classificadas com ‘muito bom’.
“Para 2025/2026 espera-se poder iniciar a leccionação dos doutoramentos, submeter um novo curso de doutoramento na área da educação e continuar com o fortalecimento das unidades de investigação”, adiantou o presidente do IPVC num momemento de balanço dos dois primeiros anos de mandato e de perspectiva dos restantes dois.
Carlos Rodrigues realçou também o alargamento da oferta formativa no próximo ano lectivo com duas novas licenciaturas: Tecnologia Alimentar e Nutrição e Animação Desportiva e Turismo Activo, depois de, este ano, terem arrancado cinco novos mestrados.
No mês em que o IPVC assinala o seu 39.º aniversário, nove unidades de investigação próprias ou em que participa foram classificadas de ‘muito bom’ e ‘bom’ pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, nas áreas da sustentabilidade, agroalimentar, saúde, desporto, gestão, turismo, design, educação, tecnologia e inovação.
Este resultado reforça o IPVC na ciência aplicada e em redes nacionais.
A nível de investimentos em instalações, o presidente do IPVC sinalizou a continuação da aposta no alojamento estudantil com obras, em 2026, de requalificação das residências da Escola Superior de Educação e da Escola Superior Agrária, bem como a construção de uma nova residência em Viana do Castelo com 400 camas.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho