Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Intervenção precoce na dislexia e os seus benefícios em ‘debate’
Semana Santa pelos olhos dos mais novos

Intervenção precoce na dislexia e os seus benefícios em ‘debate’

Dérbi minhoto em solo poveiro dá taça aos sub-17 da AF Braga

Intervenção precoce na dislexia  e os seus benefícios em ‘debate’

Ensino

2022-06-02 às 06h00

Ricardo Anselmo Ricardo Anselmo

IPCA celebrou o Dia Mundial da Criança com um Seminário sobre as ‘Perturbações de Aprendizagem Específica (PAE)’, com testemunhos reais e emocionantes de jovens que convivem com a dislexia.

Citação

Depois de uma sessão sobre o ‘Voluntariado e as Crianças’, o IPCA assinalou o Dia Mundial da Criança com o Seminário sobre as ‘Perturbações de Aprendizagem Específica’, no qual foram apresentados vários pro- jectos como as ‘Discolares’, um grupo de jovens voluntárias, com dislexia, recentemente criado para sensibilizar para esta problemática e para a importância de uma intervenção precoce, ainda em idade muito jovem, para que a criança se possa desenvolver com o devido acompanhamento e adaptação por parte das entidades (e família) que a acompanham nesse mesmo processo de desenvolvimento, escolar e pessoal.
Os testemunhos das quatro jovens, que sofreram e ainda sentem dificuldades (embora menores) para lidar com esta proble- mática, deixaram a plateia sensibilizada e consciente de que há ainda um longo caminho a percorrer. O alerta para a necessidade de uma intervenção precoce foi dado, assim como a importância de existirem várias adaptações, bem como da existência de empatia para com este problema. Foi, também, sendo vincada a ideia de que a dislexia é uma perturbação, que tem muitas vezes componente hereditária e que se prolonga pela vida, ainda que não deva ser impeditiva de fazer com que as pessoas possem seguir normalmente os seus sonhos.
Clara Gomes, directora da ‘Descolar’ - Associação para pessoas com dislexia e dificuldades de aprendizagem, apresentou ainda a aplicação ‘Spead Reading’, desenvolvida com o intuito de melhorar o desempenho das crianças na leitura, tornando-a mais lúdica.
O Professor João Borges e a sua equipa apresentaram ‘As Aventuras de Lexi’, um jogo interactivo desenvolvido no âmbito do projecto ‘Demola’, com o intuito de ajudar as crianças disléxicas a melhorarem as suas aptidões de aprendizagem.
Do programa constou ainda o tema ‘Gamificação na Dislexia’, apresentado pela psicóloga Gabriela Silva, explicando como se pode tornar o processo de aprendizagem mais divertido, usando mecanismos de jogo.
A finalizar a sessão, e antes da intervenção de encerramento do Pró-Presidente para a Inovação Pedagógica, António Moreira, foram apresentados os apoios que a instituição tem à disposição dos estudantes com dificuldades de aprendizagem, por parte de Belisa Rodrigues, do Gabi- nete de Psicologia do IPCA.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho