Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
InvestBraga estima 600 milhões de euros de investimento até 2020
Quadra natalícia arrancou da melhor maneira na Póvoa de Lanhoso

InvestBraga estima 600 milhões de euros de investimento até 2020

Bino assume comando da equipa B do Vitória SC

InvestBraga estima 600 milhões de euros  de investimento até 2020

Economia

2019-06-04 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Conselho Estratégico da InvestBraga - Agência para a Dinamização Económica de Braga reuniu, ontem, já com novos membros, e avançou com investimentos na ordem de 259 ME e 2500 postos laborais.

A discrepância que existe entre o o grande número de ofertas de trabalho actual e os desempregados que se encontram inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional e que não responde a esta oferta, esteve, ontem, em análise no Conselho Estratégico da InvestBraga - Agência para a Dinamização Económica de Braga. Ricardo Rio, presidente da agência e autarca de Braga, destacou as “metas” esboçadas para 2020 e neste momento já alcançadas pela InvestBraga, com 259 milhões de euros de investimentos e a criação de 2500 novos postos de trabalho.
Esta reunião do Conselho Estratégico da InvestBraga foi o ‘pontapé de saída’ para a IV Semana da Economia, que acontece esta semana no Forum Braga, e que inclui uma Mostra Empresarial, onde vão ser disponibilizas muitas ofertas de emprego.

“Dentro das expectativas de concretização de investimentos no concelho de Braga entre 2016 e 2020, tínhamos feito um inquérito às empresas, através do 'Programa + Indústria', que apontava para 359 milhões de euros de investimento. Neste momento já ultrapassámos esse valor e essas mesmas empresas já apontam para valores na ordem dos 600 milhões de euros”, assinalou Ricardo Rio.
O presidente da InvestBraga aponta, ainda, que, em termos de postos de trabalho a criar, a previsão inicial era de cerca de 2500, mas “actualmente esse número também já está praticamente ultrapassado”.

Os números mostram a vitalidade que hoje o concelho de Braga transpira, graças ao forte empreendedorismo e investimento, garante o presidente da InvestBraga, antecipando já os resultados da actividade económica concelhia que serão formalmente apresentados durante o Fórum Económico desta Semana da Economia.
Ricardo Rio aproveitou para destacar aquela que será a ‘quarta’ área assumida daqui para a frente pela InvestBraga - a da gestão da Pousada da Juventude de Braga, a par do desenvolvimento económico, empreendedorismo e feiras e congressos que se realizam no Forum Braga.
“A Pousada da Juventude vai ser assumida pela InvestBraga a partir de Outubro em termos efectivos, mas já está sob a sua responsabilidade”, garantiu, a este propósito, Ricardo Rio, indicando que a obra de requalificação estará concluída em meados de Setembro e irá entrar em funcionamento em Outubro próximo.

Ricardo Rio destaca “dinâmica empresarial” que Braga ostenta

O presidente da InvestBraga, Ricardo Rio, destaca a “dinâmica empresarial” que hoje se vive em terras bracarenses e que tem servido de atracção para novos investimentos e de impulso à expansão de investimentos já instalados e ao empreendedorismo e à criação de novos postos de trabalho.

“Esta dinâmica que felizmente a cidade de Braga está a viver em todos os sectores de actividade, desde o comércio ao turismo e serviços, é uma dinâmica na qual nós temos que continuar a trabalhar, sem descurar nunca a necessidade de conseguirmos integrar no mercado de trabalho as pessoas que infelizmente ainda estão no desemprego e que por algum motivo ainda não estão no motivadas para ingressar no mercado de trabalho”, apontou Ricardo Rio, avançando resultados positivos da actividade económica do concelho de Braga.

O presidente da InvestBraga sublinhou que esta “dinâmica empresarial” que se faz sentir em Braga resulta “de forma equitativa” tanto de investimentos de grandes projectos empresariais como a Bosch e a APTIV, como de pequenas empresas, que vão gerando também muitos postos de trabalho, dando como exemplos o projecto do recém inaugurado hotel ‘Porta Nova’ (que vai criar 16 postos de trabalho) ou a CheckMark (uma pequena empresa israelita que começou com uma pessoa e num espaço de um ano passou a ter 60 colaboradores).

Embaixador checo de visita à cidade


No arranque da Semana da Economia de Braga, destaque para a IV Cimeira dos Embaixadores Empresariais de Braga, que teve lugar ontem à tarde, que contou ainda com uma conferência especial dedicada à República Checa sobre a ‘Revolução de Veludo’, na presença do embaixador checo, Petr Selepa.
O presidente da InvestBraga refere que esta visita do embaixador checo serve também de “aculturação dos bracarenses em relação às dinâmicas existentes na República Checa”.
Ricardo Rio valorizou sobremaneira “as parcerias” que têm sido estabelecidas com as mais de 80 embaixadas acreditadas em Portugal que já passaram por Braga, sublinhando que “todo este trabalho só tem sido possível graças à colaboração de muitas estruturas e muitas entidades e obviamente que as embaixadas têm sido um alicerce e parceiro fundamental para dar visibilidade à cidade de Braga, atrair investimentos, e criar oportunidades de colaboração comercial com os respectivos países” - algo que garante que tem tido “resultados”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.