Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Investigação de excelência no Politécnico de Viana do Castelo
Eleições Autárquicas: Rui Rocha vai ser o candidato da IL à Câmara Municipal de Braga

Investigação de excelência no Politécnico de Viana do Castelo

Guimarães: alteração do Local da Sessão Solene do 24 de Junho

Investigação de excelência no Politécnico de Viana do Castelo

Ensino

2025-04-18 às 20h40

Redacção Redacção

Nove unidades de investigação foram distinguidas com Bom e Muito Bom em áreas estratégicas e com presença em centros de excelência nacional.

Citação

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acaba de receber para nove unidades de investigação próprias - ou em que participa enquanto unidade de gestão - acreditação e financiamento no mais recente projecto de avaliação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
A avaliação, que distinguiu estes sectores devido à sua excelência, envolveu 336 unidades nacionais, das quais 313 tiveram o financiamento aprovado. Trata-se de um investimento global de 635 milhões de euros, dos quais 110 milhões derivam do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Para o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, estes resultados “confirmam o investimento estratégico da instituição na valorização da ciência aplicada e na criação de ecossistemas de investigação com impacto real no território e nas comunidades”.

Actualmente, o IPVC tem sediados três centros de investigação próprios, todos eles agora financiados pela FCT, e que rece- beram a distinção de Bom. Entre eles está o CISAS, que se dedica à investigação de sistemas agro-alimentares, o ADIT-Lab, relacionada à investigação digital e que foi distinguida pela primeira vez, bem como o proMethes, uma unidade focada em soluções sustentáveis nas áreas dos materiais, energia e ambiente. Além destes, a instituição integra, como parceira, outras Unidades de Investigação com reconhecido mérito científico, refor- çando a presença do IPVC em redes de investigação de excelência.
O pró-presidente para a investigação do IPVC, Luís Paulo Rodrigues, salienta que é o trabalho dos investigadores “que sustentam estes números e colocam o IPVC entre as instituições com uma presença científica qualificada no panorama nacional”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho