Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Investigadores da UMinho e INL dirigem publicação especial sobre malária
Eleições: Contagem dos votos dos emigrantes arrancou a cargo de 700 cidadãos

Investigadores da UMinho e INL dirigem publicação especial sobre malária

Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Investigadores da UMinho e INL dirigem publicação especial sobre malária

Ensino

2020-06-27 às 08h03

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Isabel Veiga e Peng Weng Kung foram convidados pelo grupo editorial MDPI para coordenar uma edição especial sobre a malária.

Citação

Isabel Veiga, investigadora do do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina da Universidade do Minho, e Peng Weng Kung, investigador do INL - Instituto Ibérico de Nanotecnologia, foram convidados para dirigir uma publicação científica internacional dedicada à malária.
Isabel Veiga e Peng Weng Kung foram convidados pelo grupo de publicação científica MDPI para ser coordenar uma edição especial intitulada ‘Avanços Recentes no Diagnóstico da Malária’.
“Um diagnóstico preciso da doença é crucial para controlar e eliminar a malária”, define a investigadora, que ganhou a Medalha de Honra L’Oreal Portugal para as Mulheres na Ciência em 2017 para estudar os mecanismos de resistência dos parasitas aos fármacos antimaláricos - recorda a UMinho, em comunicado.

Isabel Veiga acrescenta ainda que, “através do avanço tecnológico”, o potencial de desenvolver várias opções de diagnóstico eficaz e rápido é muito elevado. “Esta edição especial para a qual fui convidada vai-se focar nestas novas ferramentas, unindo especialistas multidisciplinares”.
A mesma fonte explica que a malária é uma grande preocupação de saúde pública que continua a matar mais de 435.000 pessoas por ano.
A resistência aos fármacos antimaláricos e a capacidade de detetar baixos níveis de parasitas no sangue, formam uma barreira imediata para alcançar as Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas de erradicar a epidemia da malária até 2030.

Com o aumento da mobilidade (viagens e migração, por exemplo), a ameaça do ressurgimento de malária em países não tipicamente afetados, como são o caso dos países europeus ou dos Estados Unidos, mantém-se elevada.
A Edição Especial da publicação científica MDPI discutirá os mais recentes avanços tecnológicos e metodológicos no diagnóstico da malária, aceitando-se submissões de artigos de investigação originais, revisões ou comentários/perspectivas.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho