Correio do Minho

Braga,

- +
Investimento de 130 milhões vai dar habitação digna a 1323 famílias de Braga
Famalicão mostra-se na BTL

Investimento de 130 milhões vai dar habitação digna a 1323 famílias de Braga

ABC ataca pódio contra Benfica no Flávio Sá Leite

Investimento de 130 milhões vai dar habitação digna a 1323 famílias de Braga

Braga

2023-12-09 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Câmara de Braga vai actualizar a Estratégia Local de Habitação, que passa de 123 para 130 milhões de euros. Com mais 39 famílias abrangidas, o objectivo é agora dar uma habitação digna a 1323 famílias (3721 pessoas).

Citação

A Câmara de Braga deve aprovar, na próxima reunião do executivo municipal, a segunda actualização da Estratégia Local de Habitação (ELH) que passará, assim, a prever um investimento global de 130 milhões de euros para dar casa digna a 1323 famílias bracarenses, num total de 3721 pessoas.
Em conferência de imprensa, o vereador com a tutela da Habitação, João Rodrigues, explicou que com esta actualização, a ELH passará a integrar mais 39 famílias (mais 3%), num total de 89 pessoas (mais 2,5%).
Entre os factores que justificam esta segunda actualização da ELH figuram a necessidade de a adaptar ao PRR e também a inclusão de novos promotores, concretamente a Cáritas Arquidiocesana de Braga, a Junta de Freguesia de Espinho e a União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães.

Nota ainda para a reformulação das acções previstas para a Câmara Municipal e para a ECG- Cooperativa Cultural CRL.
Relativamente ao Município de Braga, o número de famílias abrangidas passa de 133 para 141 (a que corresponde um aumento de 211 para 234 pessoas abrangidas), de modo a poder incluir na ELH a intervenção em dois núcleos precários.
João Rodrigues destacou que esta intervenção vai permitir à autarquia promover a reabilitação do ‘Sítio dos Galos’, uma área da cidade que há muito pede uma intervenção. Neste âmbito, prevê-se a reabilitação de edifícios degradados em representação dos proprietários (num total de 15 fracções habitacionais) e também a aquisição de reabilitação de quatro habitações degradadas. O investimento previsto é superior a 2,3 milhões de euros e é para executar até 2026, tal como os restantes, que são financiados pelo PRR.

Já o projecto da ECG – Cooperativa Cultural CRL passa a incluir um total de 48 famílias e 156 pessoas (mais 10 famílias e 32 pessoas face à última revisão, na condição de precariedade). Esta alteração resulta do facto de os terrenos onde serão construídas as habitações permitirem acomodar mais 10 famílias já identificas pela Cooperativa.
As restantes 21 novas famílias (a que correspondem 34 pessoas) a integrar na ELH resultam da inclusão dos novos promotores: Cáritas (sete famílias), Junta de Espinho (11 famílias) e UF de Nogueira, Fraião e Lamaçães (três famílias).

Novos promotores dão casa a 21 famílias

De acordo com a proposta que vai a reunião de Câmara, que se realiza na segunda-feira, os novos promotores a integrar a ELH com esta actualização (Cáritas, Junta de Espinho e Junta da UF de Nogueira, Fraião e Lamaçães) vão concretizar um investimento global de 2,3 milhões de euros, dando assim uma habitação digna a 21 famílias.
A Cáritas vai reabilitar sete fogos, em São Vicente, para sete agregados familiares, num investimento de 757 mil euros.
Já a Junta de Freguesia de Espinho vai reabilitar 11 fogos para outras tantas famílias, num investimento de 1.172.325 euros.
A Junta da UF de Nogueira, Fraião e Lamaçães vai reabilitar três fogos para três famílias, num investimento de 401.850 euros.
As intervenções, a executar no âmbito do PRR, ficam concluídas até 2025.
De realçar ainda que no âmbito desta actualização da ELH, a UF de Escudeiros e Penso, que já integrava a versão anterior da Estratégia, vai construir dois fogos e reabilitar outros dois, num investimento de 539.999 euros, para dar resposta a quatro agregados, um total de 11 pessoas.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho