Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
IPCA desenvolve caixa de medicamentos
Vizela: Câmara instala máquinas de venda de máscaras no concelho

IPCA desenvolve caixa de medicamentos

Café Intercultural explora partilha de experiências através da música

Ensino

2010-06-09 às 06h00

Lusa Lusa

Uma caixa de medicação instrumentada, concebida para auxiliar pessoas idosas ou com problemas de memória, está a ser desenvolvida pelo curso de Engenharia Eléctrica.

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) está a desenvolver uma caixa de medicação instrumentada, concebida para fazer a dosagem de medicamentos de forma automática a pessoas idosas ou com problemas de memória, disse à Lusa fonte do organismo.

O director do curso de Engenharia Eléctrica, João Vilaça adiantou que a caixa integra um projecto intitulado ‘Mind companion - Uma solução tecnológica de apoio ao doente de demência e aos que o rodeiam’, e que envolve as áreas das ligações familiares, higiene pessoal, e monitorização das tarefas diárias.

O investigador salientou que o curso, sediado em Barcelos, está, também, a estudar, no quadro de uma parceria com o Instituto de Ciências da Saúde da UMinho, a produção de próteses electrónicas e de simuladores cirúrgicos para apoiar o médico no treino ou nas operações.
Investiga, ainda, a criação de uma cadeira de rodas dirigida pelo cérebro da pessoa - nomeadamente com paralisia cerebral - que apenas terá de rodar a cabeça da direita para a esquerda conforme a direcção que quer seguir.

“Este sector pode potenciar o aparecimento de novas indústrias na região, com grande potencial de mercado”, assinala.
João Vilaça revelou que “a solução tecnológica de apoio a idosos e doentes de demência promove a autonomia e combate os problemas de isolamento”.
A solução - acrescentou o responsável - desenvolve-se em quatro eixos: realização de ligações virtuais multimédia; monitorização dos hábitos de higiene; controlo activo da toma de medicação e exercitação da memória.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho