Correio do Minho

Braga,

- +
IPCA distinguido com Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”
Hospital de Braga deu mais de 6000 consultas de Nutrição

IPCA distinguido com Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”

Domingos Bragança toma posse para o mandato 2021-2025 como Presidente do Município de Guimarães

IPCA distinguido com Prémio Nacional  “Mobilidade em Bicicleta”

Cávado

2021-09-22 às 15h15

Redacção Redacção

“Esta é uma distinção que muito nos orgulha e que resulta da aposta que o IPCA tem feito na promoção da utilização de transportes suaves”, refere Maria José Fernandes, presidente da instituição.

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) foi distinguido com o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”, na categoria “Instituições de Ensino Superior”, atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB).

O prémio foi entregue, dia 20 de setembro, numa cerimónia que decorreu em Lisboa, e reconhece o trabalho desenvolvido pelo IPCA no incentivo à mobilidade ciclável dos estudantes e restante comunidade académica, bem como as condições criadas no Campus, em Barcelos, para a utilização da bicicleta como meio de locomoção.

“Esta é uma distinção que muito nos orgulha e que resulta da aposta que o IPCA tem feito na promoção da utilização de transportes suaves”, refere Maria José Fernandes, presidente da instituição.

“Paralelamente ao crescimento do Campus e à construção de novos edifícios, o IPCA criou uma rede de acessibilidades e percursos, que inclui uma ciclovia, com o objetivo que incentivar a prática de estilos de vida saudáveis de estudantes, docentes e colaboradores, mas também da população da cidade de Barcelos, e contribuir para a redução do número de veículos automóveis neste espaço”, acrescenta.

A ciclovia do IPCA atravessa a maior parte do Campus, tendo atualmente cerca de 500 metros de extensão. Além disso, foram criadas zonas para parqueamento de bicicletas, com a capacidade para 96 estacionamentos, e ainda uma estrutura fechada com seis postos de carregamento de baterias para as bicicletas elétricas e uma oficina self-service.

O IPCA foi, também, uma das primeiras instituições de ensino superior a aderir ao Projeto U-Bike Portugal, coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, no âmbito do qual disponibiliza à comunidade académica 130 bicicletas elétricas e convencionais, denominadas CABI.

Como apoio à gestão deste serviço foi desenvolvido um sistema de informação específico, integrado na plataforma SASocial que permite, para além da submissão e gestão das candidaturas, a realização de pedidos de manutenção, reporte de avarias, carregamento de quilómetros e a avaliação do impacto da utilização das bicicletas na redução de CO2.

As CABI são atribuídas a estudantes, docentes e colaboradores, mediante a respetiva inscrição, visando uma utilização de longa duração. Este projeto tem como meta 42 mil quilómetros percorridos de bicicleta por ano.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho