Correio do Minho

Braga, quarta-feira

IPCA distribui garrafas para reduzir plásticos e lança projecto de bicicletas para todos
Medalha de Honra do Município de Guimarães atribuída a Marcelo Rebelo de Sousa

IPCA distribui garrafas para reduzir plásticos e lança projecto de bicicletas para todos

Câmara de Viana do Castelo assina protocolos para apoiar 26 associações

Cávado

2019-03-20 às 11h00

Marta Amaral Caldeira

A Semana da Sustentabilidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave arrancou, ontem, com a distribuição de 6000 garradas a toda a comunidade académica e do lançamento do projecto que vai disponibilizar 130 bicicletas para todos usarem.

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) começou, ontem, a distribuir 6000 garrafas aos estudantes, funcionários e colaboradores no sentido de erradicar a produção de lixo plástico do campus. Esta é uma das várias iniciativas promovida no âmbito da Semana da Sustentabilidade que o instituto está a promover com vista a chamar a atenção para a protecção do meio ambiente e do planeta.
A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, diz que esta Semana da Sustentabilidade, com o lema ‘Campus Verde, Saudável e Seguro’, une esforços da comunidade, nomeadamente com o Município de Barcelos e com a Associação ‘Amigos da Montanha’, no sentido de alertar a comunidade académica e os barcelenses para a importância de adquirirem comportamentos que tenham em conta a sustentabilidade do mundo. “Esta é uma responsabilidade de todos, cidadãos, entidades públicas e privadas”, frisou a responsável, sensibilizando que “as questões ambientais têm que estar subjacentes à nossa vida diária”.
No arranque desta Semana da Sustentabilidade do IPCA, Maria José Fernandes apontou para várias medidas que tem vindo a implementar no campus como a substituição da iluminação por lâmpadas led, a colocação de postos de carregamento de veículos eléctricos, a colocação de caixotes para reciclagem ou até mesmo a a introdução de uma nova linha de autocarro entre o instituto e a cidade de Barcelos (com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos).
Ontem, além das garrafas de água distribuídas a toda a comunidade IPCA com apoio da Prozis, foi lançado também o projecto de bicicletas U-Bike, que já no próximo ano lectivo vai disponibilizar 130 bicicletas para serem usadas como meio de transporte.
O vereador do Ambiente da Câmara de Barcelos, José Beleza, marcou presença no arranque desta iniciativa do IPCA, onde deixou a mensagem de que é preciso ter uma “consciência de sustentabilidade”, quer económica, quer social, quer ambiental. Olhando para os recursos naturais do concelho como o rio Cávado e o rio Neiva, pediu a colaboração de todos, mesmo dos sistemas económicos, a cuidar de um dos seus bens mais preciosos - a água. Em termos de iniciativas municipais deu como exemplo a iluminação led no centro de Barcelos, a valorização da frente ribeirinha, a promoção de uma Feira de Produtos Biológicos e a sensibilização pela via da educação ambiental.
Outra das parceiras desta Semana da Sustentabilidade do IPCA é a Associação Amigos da Montanha que vai dinamizar actividades do programa em prol da biodiversidade do campus ou uma acção de limpeza no rio Cávado, entre outras. O responsável, Américo Alves, diz que a preservação do meio ambiente tem sido uma ‘bandeira’ dos ‘Amigos da Montanha’ em todas as acções desportivas que promovem.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.