Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
IPCA é uma referência e foi escolha para 1500 novos estudantes
Um ano de comemorações do universo camiliano

IPCA é uma referência e foi escolha para 1500 novos estudantes

‘Março com Sabores do Mar’ com exposição em Esposende

IPCA é uma referência e foi escolha para 1500 novos estudantes

Ensino

2018-09-18 às 06h00

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

Welcome IPCA acolheu ontem os 1500 novos estudantes que escolheram o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave para a sua formação superior. Secretária de Estado da Ciência e do Ensino Superior elogia “trabalho impressionante” dos últimos anos.

Citação

Os 1500 novos alunos que, neste ano ano lectivo, escolheram o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) para a sua formação superior foram ontem recebidos, no campus de Barcelos, pela secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, e pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, além de toda a equipa do IPCA.
A governante foi a convidada de mais uma edição do ‘Welcome IPCA’ que contempla, ao longo desta semana, um conjunto de actividades para acolher e integrar os novos estudantes.
Fernanda Rollo elogiou o percurso do IPCA nos últimos anos que, segundo ela, “tem sido impressionante” e “basilar” para a construção da identidade e futuro” do território onde se insere.
Aos novos estudantes, a secretária de Estado deixou vários apelos a começar pelo “orgulho naquilo que são”: estudantes do ensino superior.

Portugal tem uma percentagem “ainda muito reduzida” de população com ensino superior para o que são as necessidades do país, apontou Fernanda Rollo, que realçou que o conhecimento é, não só a mais importante ferramenta de mobilidade social, mas também o instrumento para enfrentar o futuro, sendo certo que uma pessoa com formação superior tem mais probabilidade de arranjar emprego e de progressão salarial.
A secretária de Estado lembrou ainda aos estudantes que já não bastam os conhecimentos e as competências técnicas e científicas, apontando a cada vez maior importância das competências transversais, mesmo por parte dos empregadores.

Neste contexto, desafiou os estudantes a construírem o seu curriculum, envolvendo-se noutras actividades e aprendizagens, sem descurar o compromisso social.
Fernando Rollo aludiu ainda o insucesso e abandono, cuja responsabilidade é partilhada, tal como a do sucesso.
A governante afirmou que o insucesso e abandono não são ó caminho, sobretudo se decorrerem de dificuldades de aprendizagem ou de integração, incentivando os novos estudantes a falarem com os colegas e com os professores.

Da parte da presidente do IPCA, Maria José Fernandes, ficou a garantia de que o instituto continua empenhado em ser uma instituição de ensino superior público de referência.
Também Maria José Fernandes apelou ao “bom desempenho dos alunos”, lembrando: “é vossa e não só nossa a responsabilidade no percurso de contribuir para uma sociedade, mais culta, mais justa e mais equilibrada”.
Aos novos estudantes, a presidente do IPCA apelou que sejam “curiosos e tolerantes” e que contribuam para a preservação e sustentabilidade do campus, ainda em construção.
O autarca barcelense apelou aos respeito dos estudantes na relação com a cidade, onde têm que co-habitar com o espaço publico, tendo a garantia de uma cidade “aberta e hospitaleira”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho