Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Isabel Carvalhais assume 2 novas propostas legislativas
SAD do FC Famalicão apresenta encaixe financeiro de 20,5 milhões de euros

Isabel Carvalhais assume 2 novas propostas legislativas

IPCA avança na execução do PRR com financiamento de 22 milhões

Isabel Carvalhais assume 2 novas propostas legislativas

Nacional

2023-09-12 às 18h14

Redacção Redacção

Isabel Carvalhais refere que estas 2 novas propostas legislativas são uma oportunidade para dar um forte impulso

Citação

O Grupo dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu indicou a Deputada ao Parlamento Europeu, Isabel Carvalhais, como a sua relatora para duas novas propostas legislativas relativas à produção e à disponibilização no mercado de material de reprodução vegetal: uma sobre o material florestal e outra cobrindo todo o restante material vegetal.

No dia 5 de julho de 2023, a Comissão adotou uma proposta legislativa sobre a produção e comercialização de material de reprodução vegetal na União e uma proposta legislativa sobre a produção e comercialização de material florestal na União. A existência de regras a este nível e de uma abordagem uniforme ao nível europeu é importante para providenciar garantias de qualidade dos materiais aos agricultores e outros utilizadores.

As propostas apresentadas em julho deste ano vêm condensar uma série de diretivas existentes em dois regulamentos. De acordo com a Comissão Europeia, o objetivo será o de atualizar os textos legislativos de forma a acompanhar a evolução na ciência, inovação, tecnologia e digitalização e responder aos desafios da conservação da biodiversidade, sustentabilidade e adaptação às alterações climáticas. Esta revisão garantirá a segurança alimentar, ajudará a preservar a diversidade genética das culturas cultivadas e contribuirá ainda para reduzir os encargos administrativos.

Isabel Carvalhais refere que estas 2 novas propostas legislativas são uma oportunidade para dar um forte impulso para facilitar o acesso ao mercado de variedades que ajudem a preservar a diversidade genética das culturas cultivadas:

“A Estratégia do Prado ao Prato sublinha que os sistemas alimentares sustentáveis dependem da segurança e da diversidade das sementes. Os agricultores precisam para isso de ter acesso a uma vasta gama de sementes de qualidade para variedades de plantas adaptadas às pressões das alterações climáticas e para a resiliência dos sistemas de produção alimentar”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho