Bienal de Pintura do Eixo Atlântico chega ao Espaço Cultura
2023-09-21 às 17h16
Comissão das Pescas do Parlamento Europeu debateu esta semana “A importância das pescas e da aquicultura para as zonas rurais”
A Comissão das Pescas do Parlamento Europeu debateu esta semana “A importância das pescas e da aquicultura para as zonas rurais” numa audição pública com enorme relevância realizada por iniciativa da Deputada ao Parlamento Europeu, Isabel Carvalhais, coordenadora do Grupo S&D para as pescas.
Com a participação de diversos atores-chave, incluindo especialistas académicos, pescadores e ainda organizações não governamentais, a audiência focou-se essencialmente numa análise profunda da importância das atividades de pesca e aquicultura para o crescimento e a sustentabilidade das zonas rurais, com o objetivo de fomentar um diálogo aberto sobre as oportunidades e os desafios enfrentados pelas comunidades rurais que dependem diretamente das pescas e da aquicultura.
Na sua intervenção, Isabel Carvalhais afirmou:
"As pescas e a aquicultura são verdadeiros promotores de desenvolvimento de diferentes comunidades da União Europeia e desempenham um papel fundamental também em diferentes zonas rurais. Estes setores oferecem empregos diretos e indiretos, pelo que devemos procurar garantir medidas para salvaguardar a estabilidade económica e social, como uma questão essencial para o bem-estar das comunidades."
No decorrer da audição pública foram discutidos diversos tópicos fundamentais, desde a Sustentabilidade Ambiental, com estudos e pesquisas sobre a gestão sustentável dos recursos marinhos e a importância da preservação dos ecossistemas aquáticos; a Economia Local, destacando a contribuição significativa das pescas e da aquicultura para a geração de empregos e o crescimento económico nas zonas rurais; a Inovação Tecnológica, com foco na adoção de tecnologias modernas para melhorar a eficiência e a sustentabilidade do setor; e as Políticas de apoio ao setor, com programas destinados a apoiar as comunidades rurais envolvidas nas atividades pesqueiras e de aquicultura para salvaguardar a estabilidade económica e social, como uma questão essencial para o bem-estar das comunidades.
Segundo a deputada socialista:
“A audição pública de hoje serviu como um fórum vital para reunir conhecimento, experiência e perspetivas diversas, com o objetivo de fortalecer as comunidades rurais e promover práticas sustentáveis nas pescas e aquicultura. As pescas e a aquicultura são pilares essenciais para as comunidades rurais, pelo que é fundamental valorizar e apoiar estas atividades. Desta forma, estaremos a investir no futuro das nossas comunidades, promovendo a preservação das nossas tradições e dos nossos recursos naturais."
04 Setembro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário