Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
IV Gala do Desporto de Viana do Castelo destaca 240 títulos nacionais, europeus ou mundiais
Leitaria Quinta do Paço alia petisco ‘SNEclair’ ao vinho verde

IV Gala do Desporto de Viana do Castelo destaca 240 títulos nacionais, europeus ou mundiais

Serviço Educativo Braga Media Arts: quando os artistas são formadores de novos artistas

IV Gala do Desporto de Viana do Castelo destaca 240 títulos nacionais, europeus ou mundiais

Desporto

2020-01-25 às 20h20

Redacção Redacção

Para o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, a autarquia tem o dever de valorizar as conquistas e a dedicação de todos os atletas que divulgam o nome do concelho através do desporto. Para o autarca, apesar de o Município não investir no desporto com o objetivo de somar campeões, é “uma honra e uma enorme satisfação” ver o investimento dar “tantos frutos”.

A IV Gala do Desporto de Viana do Castelo encheu-se para prestar homenagem aos campeões que, na época desportiva 2018/2019, conquistaram 240 títulos nacionais, europeus ou mundiais. Foram atribuídos galardões a 144 atletas premiados, que conquistaram um total de 193 títulos nacionais federados.
O evento voltou a contar com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que elogiou o facto de o Município vianense apostar fortemente no desporto e incentivar jovens à prática desportiva através de projetos de ensino inovadores.
Para o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, a autarquia tem o dever de valorizar as conquistas e a dedicação de todos os atletas que divulgam o nome do concelho através do desporto. Para o autarca, apesar de o Município não investir no desporto com o objetivo de somar campeões, é “uma honra e uma enorme satisfação” ver o investimento dar “tantos frutos”.
Um júri independente atribuiu novamente oito distinções e o Município entregou o Prémio Homenagem da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Prémio Especial da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Assim, como Atleta do Ano – Masculino foi nomeado Antoine Quintal Launay, que representou em 2019 o Darque Kayak Clube na modalidade canoagem. Atleta internacional, destacou-se por ter garantido o apuramento olímpico no Campeonato do Mundo de Slalom com o 4º lugar da semifinal do Campeonato do Mundo da pista de La Seu d’Urgell. É Campeão Nacional de Slalom K1 Sénior, Campeão Nacional de Slalom C1 Sénior e Campeão Nacional de Slalom K1 Patrulhas Absolutos, entre outras conquistas.
Como Atleta do Ano – Feminino o júri elegeu Cláudia Ferreira, na modalidade Atletismo – Lançamento do Dardo, a representar o Sporting Clube de Portugal em 2019. A jovem atleta foi Campeã da Europa por Nações da 1º Liga e obteve o 1º Lugar no Ranking Nacional de Sub 23 e Seniores (melhor marca portuguesa de 2019).
Como Treinador(a) do Ano, foi eleita Maria Eugénia Queirós, na modalidade Esgrima, a representar a Escola Desportiva de Viana. É treinadora da EDV desde 1994 e foi treinadora da Seleção Nacional de Florete em diversos estágios, taças do mundo, campeonatos do mundo e da Europa, juniores e seniores. Ao serviço da EDV, já conquistou 73 títulos nacionais.
O Atleta Revelação do Ano – Masculino é Gonçalo Neto, na modalidade Hóquei em Patins, ao serviço da Associação Desportiva de Valongo. Representou a Seleção Nacional de Sub 20, conquistou o 3º lugar no Campeonato Europeu nas seleções Sub 20 em 2018 e foi Campeão Nacional Sub 20.
A Atleta Revelação do Ano – Feminino é Ester Sotomaior Marques, na modalidade Andebol, pelo ABC/UMinho. Representou a Seleção Nacional de Sub 17 e foi Campeã Nacional da 2ª divisão sénior feminina.
Como Dirigente do Ano foi eleito João Zamith, do Surf Clube de Viana, nas modalidades surf, bodyboard, longboard, stand up paddle e surf adaptado. É presidente da direção desde 2013, num clube que conta com 632 sócios e 119 atletas federados. Em 2019, foi organizador do 1º Campeonato Europeu de Surf Adaptado.
A Equipa do Ano distinguida pelo júri é a equipa sénior masculina da Associação Juventude de Viana, que se classificou no 8º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, permitindo a sua qualificação para competir em mais uma edição da Taça WS Europe (competições europeias). Chegou aos quartos-de-final da Taça de Portugal, perdendo com um finalista da prova, e ainda atingiu os oitavos-de-final da Taça WS Europe.
Como Associação Desportiva / Clube do Ano foi eleito o Centro de Atletismo de Mazarefes, fundado em 1987, e que conta com 77 atletas federados. É a coletividade mais antiga do concelho de Viana do Castelo para a promoção e prática do atletismo, com atletas a competirem em todos os escalões etários no âmbito distrital, nacional e internacional, em provas de pista, estrada, cross e trail.
O Prémio Homenagem atribuído pela Câmara Municipal de Viana do Castelo foi entregue a Analídia Torre, na modalidade atletismo. Foi vice-campeã europeia de corta-mato e medalha de ouro por equipas em 2000 em Malmoe (Suécia) pela seleção nacional. Foi atleta internacional por 9 vezes, 6 das quais em corta-mato, 2 em pista e 1 em estrada.
O Prémio Especial atribuído pela Câmara Municipal de Viana do Castelo foi entregue a Alberto Pimenta Gonçalves. Natural de Viana do Castelo, conta com 61 anos de vida e mais de quatro décadas a apoiar as associações do concelho. Há cerca de 40 anos foi parar “quase por acidente” à direção do Deucriste Sport Clube, clube onde fez de tudo um pouco, entre secretariado, tesouraria e direção. Há cerca de 24 anos foi convidado para ingressar na Associação Desportiva de Barroselas, assumindo funções no secretariado. Atualmente, é o tesoureiro do clube, mas ao longo de todos estes anos foi motorista, roupeiro, ajudou a pintar os campos, colaborando em todas as tarefas.
Das 34 modalidades praticadas no concelho vianense, 25 conquistaram títulos na época desportiva passada. A Gala do Desporto de Viana do Castelo é um evento anual organizado pelo Município que visa distinguir e premiar as entidades e agentes desportivos que durante a época desportiva mais se notabilizaram pelos resultados alcançados ou pelos serviços prestados nas diversas modalidades desportivas, fruto do prestígio que deram à sociedade e ao desporto, quer pelo seu mérito ou conduta, tendo ao mesmo tempo um papel preponderante no desenvolvimento do desporto no concelho.
A Gala do Desporto é já um momento de reconhecido valor no concelho e aguardado com entusiasmo e expetativa pelos atletas, pelas famílias dos campeões, pelos técnicos, treinadores e dirigentes associativos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho