Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Jogo do Eco-Consumidor testa conhecimentos de alunos de Braga
Dérbi minhoto em solo poveiro dá taça aos sub-17 da AF Braga

Jogo do Eco-Consumidor testa conhecimentos de alunos de Braga

Escola Coral de Esposende estreia “Paixão de Cristo Segundo S. João” do compositor António Capitão Ribeiro

Jogo do Eco-Consumidor testa conhecimentos de alunos de Braga

As Nossas Escolas

2018-06-05 às 06h00

Paula Maia Paula Maia

Projecto foi lançado ontem na EB 2,3 Frei Caetano Brandão, mas o objectivo é que chegue a todos os agrupamentos do concelho já no próximo ano lectivo, formando jovens mais "responsáveis e atentos".

Citação

Uma forma lúdica e divertida de aprender e/ou testar conhecimentos em áreas como a Alimentação, Saúde, Poupança, Consumo e Ambiente. É assim que se apresenta o Jogo do Eco-Consumidor, promovido pelo Tribunal Arbitral de Consumo (CIAB) e pelo Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), e que foi apresentado ontem na EB 2,3 Frei Caetano Brandão, Maximinos, em véspera do Dia Mundial do Ambiente.
Fernando Viana, responsável pelo CIAB, revela que o Jogo do Consumidor foi lançado há já alguns anos, mas o projecto acabou por morrer. A ideia surge agora em novo formato, mais parecido com o Trivial Pursuit, dirigido, sobretudo, aos alunos do 2.º e 3.º Ciclos, embora possa ser adaptado a outros públicos.

Após este teste, o objectivo é que, já no próximo ano lectivo, chegue a todas as escolas, promovendo um concurso inter-escolas em que as equipas apuradas disputem a final, no centro da cidade, no dia 15 de Março, Dia do Consumidor.
O Jogo do Eco-Consumidor pode ser jogado por um máximo de cinco equipas de seis elementos cada e visa testar os conhecimentos dos concorrentes nas cinco áreas já citadas. As equipas vão respondendo a perguntas e vão progredindo num tabuleiro. Combinando a sorte com as respostas certas vão ganhando bandeiras (uma por cada categoria). Ganha a equipa que primeiro conseguir reunir as cinco bandeiras das áreas referidas.

Estas perguntas também podem ser adaptadas a um público mais sénior, ocupando o seu tempo de forma útil. E se as perguntas forem mais complexas também pode ser jogado por outros públicos, aponta Fernando Viana.
Presente neste lançamento, não só na qualidade de vereador do Ambiente do Município de Braga, como também de presidente do Conselho de Administração do CIAB, Altino Bessa diz que o objectivo deste jogo é criar uma espécie de campeonato dentro dos próprios agrupamentos e que cada equipa vencedora participe, em 2019, numa grande final a realizar-se Dia do Consumidor, que se assinala a 15 de Março.

O jogo tem como objectivo sensibilizar as crianças para estas temáticas - temas que vão abordando na escola no âmbito das várias disciplinas - levando-as também para o seio familiar, diz Altino Bessa, acrescentando que o intuito é criar cidadãos mais responsáveis, atentos, solidários e amigos do ambiente-
Além das escolas, Altino?Bessa avançou que o Jogo do Eco-Consumidor vai também chegar à Quinta Pedagógica visto que é um espaço visitado por muitas crianças e idosos. Queremos levar este jogo ao maior número de crianças possível para que se tornem cidadãos mais atentos e sensíveis a estas matérias, continua o responsável.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho