Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Jogo online de ficção científica vence concurso regional Poliempreende
Medidas culturais de Guimarães em período de pandemia partilhadas na Comissão Europeia

Jogo online de ficção científica vence concurso regional Poliempreende

‘Casa do Livro’ nasce na Póvoa de Lanhoso

Jogo online de ficção científica vence concurso regional Poliempreende

Ensino

2020-09-09 às 06h00

Redacção Redacção

GAMECULT, do aluno Reinier Vens, foi o projecto vencedor do concurso Poliempreende. Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) destacou circunstâncias atípicas da edição deste ano.

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) entregou os prémios aos vencedores da fase regional do concurso Poliempreende 2020, em cerimónia na Biblioteca José Mariano Gago, no decorrer da qual a presidente, Maria José Fernandes, realçou as circunstâncias atípicas em que esta edição decorreu, enaltecendo a resposta dos estudantes às contingências sociais e académicas.
“Conscientes da importância da atitude empreendedora, e para levar este projecto a bom porto, tivemos de agir e de nos reinventar. É nossa responsabilidade social e missão despertar nos nossos estudantes um ‘mindset’ empreendedor com a realização de concursos como o Poliempreende e com actividades externas e extracurriculares alinhadas na nossa estratégia de inovação”, referiu a presidente do IPCA. 
 As três equipas vencedoras receberam um prémio pecuniário oferecido pelo parceiro institucional, o Banco Santander, valor que poderá ser reforçado se a ideia for implementada empresarialmente.
Para a coordenadora do concurso regional, Adriana Carvalho, “o Poliempreende tem sido determinante para o IPCA, potenciando a oportunidade e vantagens associadas a este enquadramento de desenvolvimento de acções conjuntas e capacitação institucional ao nível do empreendedorismo”.

 O IPCA recebeu 16 propostas de ideias na primeira fase do concurso deste ano, tendo sete equipas passado à fase final, com a submissão do plano de negócios.  
Reinier Vens, recém-licenciado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, o vencedor desta edição com o projecto “GameCult”, desenhou um jogo online de ficção científica de forma aberta à comunidade, visando um maior envolvimento entre os utilizadores.
Este projecto propõe um modelo de negócio único e visionário, sem hierarquias, onde todos os utilizadores têm a oportunidade de criar conteúdo e fomentar o sucesso do plano de forma integrada, inovadora e unitária. 
Em segundo lugar ficou o projeto ‘Safety Car’, do recém-licenciado em Gestão de Empresas Roberto Rocha, que promete revolucionar a segurança dos veículos automóveis, pensado para deixar os utilizadores mais confortáveis e protegidos no que aos furtos diz respeito.

A ideia é a instalação de quatro câmaras no interior do veículo que detectam movimentos ofensivos e alertam o proprietário.
Roberto, adiantou a importância deste concurso: “Tem a vantagem de nos fazer perceber até onde uma ideia pode chegar e o que é necessário para a desenvolver. Com o apoio da equipa do Poliemprende e das conferências proporcionadas por estes, foi possível apresentar um projeto completo. Depois deste concurso, sinto que me posso tornar um empreendedor e desenvolver o meu negócio.” 

Em terceiro lugar ficou a equipa da ‘Smarket’ constituída por quatro elementos, todos recém-licenciados em Gestão de Empresas: Mário Campos, João Silva, Serafim Máximo e Tatiana Salgado.
O conceito surgiu em sala de aula e a aplicação pretende inovar através da fusão entre tecnologia e as rotinas diárias dos cidadãos, optimizando o tempo, a gestão orçamental e o combate ao desperdício alimentar. Mário mostrou a sua satisfação com a classificação e relata que “como participantes, e sendo que todos os elementos do projecto são recém-graduados da Licenciatura em Gestão de Empresas, regime pós-laboral, pelo IPCA, foi um culminar de um ciclo de estudos onde pusemos em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso”. 

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho