Correio do Minho

Braga, sábado

- +
‘Jogos da Diferença’ no palco do Agrupamento Camilo Castelo Branco
Família quer completar obra de Sebastião Alba

‘Jogos da Diferença’ no palco do Agrupamento Camilo Castelo Branco

Estacionamento reordenado na Rua de São Geraldo

‘Jogos da Diferença’ no palco do Agrupamento Camilo Castelo Branco

Vale do Ave

2019-06-11 às 12h00

Redacção Redacção

A SEXTA EDIÇÃO dos ‘Jogos da Dirença’ abriram com o espectáculo ‘A Multiplicação na Diferença’ no palco do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão.

A PASEC em parceria com o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Associação Pró-Outeiro, Casa da Juventude de Guimarães, Escola Bento Jesus Caraça e Município de Famalicão organizaram os Jogos da Diferença 2019. Foram mais de 350 os participantes que, na Escola Júlio Brandão, deram forma a um evento que já vai na sua sexta edição.
Na abertura desta iniciativa, a vereadora da Família e Juventude do Município de Famalicão, Sofia Fernandes, recordou o trabalho da PASEC no âmbito da Educação para a Diferença ao nível local e europeu.
A responsável identificou os ‘Jogos da Diferença’ como uma actividade única porque “envolve todos, dá protagonismo a todos e revela a diferença entre todos como uma oportunidade de encontro de dinâmica social”.

Por sua vez, a presidente da PASEC, Sara Gomes, agradeceu a disponibilidade de todos os parceiros. Ainda na abertura, o director da Escola Bento Jesus Caraça de Guimarães registou a disponibilidade da Escola para continuar a colaborar nestes projetos.

O evento abriu com o espetáculo ‘A Multiplicação na Diferença…’. Esta demonstração performativa juntou a Companhia de Teatro ADN da PASEC, a Companhia de Dança e Expressão Corporal da PASEC, Arena, a Companhia de Música da PASEC, os ADV, e a sua Companhia de Percussão 2.90. Subiram a palco mais de 50 crianças e jovens que fundiram as três artes numa demonstração performativa assente na temática do ‘Ideário da Multiplicação’.
Entretanto teve lugar a competição dividida por oito jogos gigantes e oito equipas. Cada equipa integrava jovens com necessidades especiais. No fim do evento foram entregues os troféus aos participantes e vencedores.
Todos os jogos foram concebidos pelos jovens animadores tutores que semanalmente dinamizam os grupos da Rede Internacional de Grupos Informais Juvenis da PASEC.

Destaque-se que esteve também integrada nesta sexta edição dos ‘Jogos da Diferença 2019’, a Prova de Aptidão Profissional dos alunos do 12.º ano do Curso de Técnico de Juventude da Escola Bento Jesus Caraça de Guimarães.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.