Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Jornada cultural dedicada ao Reino da Galécia “foi um sucesso”
SC Braga: João Moutinho está de regresso aos trabalhos

Jornada cultural dedicada ao Reino da Galécia “foi um sucesso”

Feira da Saúde estimula hábitos de vida para o bem-estar

Jornada cultural dedicada ao Reino da Galécia “foi um sucesso”

Braga

2023-02-20 às 14h44

Redacção Redacção

Jornada Cultural dedicada ao Reino da Galécia foi um sucesso, segundo a organização. Palestras decorreram no Largo do Paço e houve visitas à Sé Catedral, São Frutuoso e S. Martinho de Dume.

Citação

‘A língua e o reino, entre Compostela e Braga, o Reino da Galécia’ foi o tema da jornada cultural que se realizou anteontem, em Braga, no âmbito do Festival Cultural Convergências, que está a decorrer em Braga, Ponteareas e Santiago de Compostela, até 25 de Fevereiro.

A sessão foi “uma jornada completa para o conhecimento acerca do estelar momento histórico e cultural que representou o Reino Medieval da Galiza, desde a constituição do Reino Suevo”, integrada por palestras, visitas guiadas e música em cuja organização colaboraram também a Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela, o Centro de Estudos Galegos e a Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, ari[t]mar Galiza e Portugal, Canto d’Aqui e Convergências Portugal Galiza. De manhã realizaram-se palestras que ofereceram uma leitura política do acontecido no território galego e Norte de Portugal na época medieval; um ponto de encontro entre diferentes perspectivas historiográficas, a galega e a portuguesa.

A primeira intervenção foi a da professora da Universidade de Santiago de Compostela e autora da novela Inês de Castro. Alicia Díaz Balado reconstruiu a vida desta rainha póstuma de Portugal, cuja história se move entre a realidade e a lenda. A seguir, o investigador Francisco Rodríguez, abordou as possíveis estratégias para a restauração da unidade galego-portuguesa na Baixa Idade Média e fechou a manhã Luís Carlos Amaral, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que pôs ênfase em como a chegada dos suevos acabou por provocar o aparecimento do primeiro reino germânico do ocidente.
Na sessão da tarde, os participantes, guiados pelo arqueólogo Luís Fontes, visitaram três espaços da historia bracarense, que conformam parte da história do reino da Galiza: São Martinho de Dume, São Frutuoso e a Sé Catedral.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho