Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Jornadas Nacionais mostram acção dos bombeiros do distrito
Trinta horas de festival para celebrar Grande Prémio dst

Jornadas Nacionais mostram acção dos bombeiros do distrito

Filigrana é candidata a Património da Humanidade

Jornadas Nacionais mostram acção dos bombeiros do distrito

Vale do Ave

2025-05-14 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Comemorações do Dia Nacional do Bombeiro decorrem este ano em Guimarães e pretendem dar a conhecer a acção dos bombeiros voluntários à comunidade.

Citação

O centro da cidade acolhe, entre os dias 23 e 25 deste mês, as primeiras Jornadas Nacionais de Bombeiros. O evento é organizado pela Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e conta com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, da Federação doos Bombeiros do Distrito de Braga e da Câmara Municipal de Guimarães. A iniciativa assinala o Dia Nacional do Bombeiro e dá a conhecer a importância da acção dos bombeiros voluntários.
“Os actos das jornadas vão ao encontro daquilo que nós pretendemos, que é sublinhar o papel dos bombeiros na sociedade. Acreditamos que a população vai demonstrar o carinho pelos bombeiros”, considerou António Nunes, presidente da LBP.
Opinião idêntica teve João Pedro Castro, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, a quem coube apresentar o programa das jornadas. “É uma oportunidade para demonstrarmos o carinho grande que temos pelos bombeiros. É um evento único que faz jus à importância dos bombeiros”, disse.
Em representação da Federação de Bombeiros do Distrito de Braga, a presidente Ana Luís Damasceno explicou que “estas jornadas servem para mostramos à comunidade as respostas de todos os bombeiros do distrito de Braga”.
A vereadora da Protecção Civil na Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Fernandes, frisou que a iniciativa corresponde ao reconhecimento do trabalho desempenhado pelos bombeiros. “As jornadas pretendem reconhecer a dedicação de todos os que trabalham nesta actividade, em especial os nossos operacionais, mas também todos os que integram os órgãos sociais das associações e organizações dos bombeiros portugueses, bem como o voluntariado”, revelou.
As jornadas começam na sexta-feira (dia 23), com a inauguração de uma exposição fotográfica, às 15 horas, no Largo do Toural. Às 21.30 horas, no Largo da Oliveira, actuam a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e a Academia de Música José Atalaya. No sábado (dia 24) decorrem de manhã várias actividades no Campo do Castelo (simulador de fogo, aulas de suporte básico de vida, slide e demonstrações de equipamentos). Às 10 horas, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, decorre a reunião do Conselho Nacional da LBP. À tarde (15 horas, na Câmara Municipal de Guimarães) é inaugurada a exposição de miniaturas de bombeiros. A partir das 16.30 horas, as várias corporações de bombeiros desfilam entre o quartel dos Bombeiros Voluntários de Guimarães até à Escola João de Meira, com passagem pelo Largo do Toural. Nesse local decorre, a partir das 17.15 horas, a sessão solene das jornadas. O dia acaba pelas 22 horas com a Festa das Jornadas no Café-Concerto do Centro Cultural Vila Flor.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho