Correio do Minho

Braga,

- +
José Viale Moutinho recebe Prémio de Conto Camilo Castelo Branco
Populações querem mais intervenção social da GNR

José Viale Moutinho recebe Prémio de Conto Camilo Castelo Branco

Município distinguido com 1º prémio nacional IPIC 2019 atribuído pela UM e AMA

José Viale Moutinho recebe Prémio de Conto Camilo Castelo Branco

Vale do Ave

2019-11-13 às 14h30

Redacção Redacção

Cerimónia realiza-se esta quinta-feira, pelas 17 horas, na Escola Secundária D. Sancho I, em Famalicão.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, e o presidente da Associação Portuguesa de Escritores (APE), José Manuel Mendes, entregam amanhã, quinta-feira, dia 14, pelas 17h00, o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco ao escritor José Viale Moutinho, pelo  livro “Monstruosidades do Tempo do Infortúnio”. A sessão realiza-se no auditório da Escola Secundária D. Sancho I.
 
A atribuição do prémio a José Viale Moutinho, que o conquista pela segunda vez, foi decidida por unanimidade no dia 24 de setembro, em reunião do júri, composto por Fernando Batista, José Manuel de Vasconcelos e Paula Mendes Coelho. O júri considerou que “estes contos de José Viale Moutinho, servidos por uma ironia mordaz numa prosa exigente e sadia, transportam a estranheza e o absurdo de situações resgatadas a tempos e atmosferas distantes, para outras ‘monstruosidades’ destes novos ‘tempos do infortúnio’”.
 
O Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, instituído em 1991, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e pela APE destina-se a galardoar anualmente uma obra em língua portuguesa de um autor português ou de país africano de expressão portuguesa, publicada em livro, 1.ª edição, no decurso do ano de 2018. O valor monetário deste Grande Prémio é de 7.500 euros para o autor distinguido.
 
José Viale Moutinho nasceu no Funchal, em 1945, e estreou-se na literatura em 1968 com a novela “Natureza Morta Iluminada”. Jornalista e escritor, tem atualmente várias obras editadas, algumas delas traduzidas nas mais diversas línguas, como o russo, búlgaro, castelhano, alemão, italiano, catalão, asturiano e galego.
Foi diretor da APE, da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, do Círculo de Cultura Teatral e presidente da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, sendo ainda sócio do Pen Clube Português, da Academia de Letras de Campos de Jordão (Brasil) e membro honorário da Real Academia Galega.

Ficcionista e poeta, José Viale Moutinho é autor de cerca de meia centena de livros para crianças, bem como de trabalhos nas áreas de investigação de Literatura Popular, da Guerra Civil de Espanha e da deportação espanhola nos campos de concentração nazis, bem como de estudos sobre Camilo e Trindade Coelho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.