Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Jovens alunos discutem futuro sustentável
Bombeiros distritais recolheram cerca de 61 toneladas de pilhas

Jovens alunos discutem futuro sustentável

Curso da UMinho coloca desenvolvimento urbano sustentável na agenda

Jovens alunos discutem futuro sustentável

Vale do Ave

2023-01-27 às 08h00

Redacção Redacção

No Laboratório da Paisagem, decorreu uma uma sessão participava onde jovens vimaranenses partilharam anseios e propostas para o futuro sustentável de Guimarães.

Citação

Alunos do 2.º e 3.º ciclo de várias escolas vimaranenses foram convidados para uma sessão participava, que procurou estimular a apresentação de compromissos para o futuro sustentável de Guimarães, no Laboratório da Paisagem. O momento contou com a vereadora da Educação e responsável pela candidatura da cidade a Capital Verde Europeia, Adelina Pinto, bem como com Isabel Loureiro, coordenadora da Estrutura de Missão Guimarães 2030, e Carlos Ribeiro, director executivo do Laboratório da Paisagem.
Com o apoio da equipa de educação ambiental do Laboratório da Paisagem, o momento deu a oportunidade a jovens vimaranenses de relatarem os seus anseios e as propostas que gostariam de ver concretizadas, até 2030, no concelho. Entre as principais preocupações estão as questões da mobilidade, resíduos, economia criativa, natureza e biodiversidade.
A partir destes momentos de debate, os jovens sugeriram que sejam criados mais incentivos para a aquisição de veículos de mobilidade suave, assim como a aposta num contínuo reforço na oferta de transportes públicos, avançando, também, com a ideia de criação de um dia por mês sem carros, no centro da cidade. Já no sector dos resíduos, os alunos deixaram o pedido para a colocação de mais contentores no concelho, sugerindo também a realização de compostagem obrigatória nas escolas.
No que diz respeito à biodiversidade, os alunos apontam para a criação de mais florestas urbanas e mais plantações. Como ideia ficou também a criação de concursos que possam premiar os que mais reciclam. Destaque-se, ainda, a preocupação dos mais jovens com a eficiência energética dos edifícios públicos e a despoluição dos rios.
Na abertura da sessão, Adelina Pinto, enalteceu que “esta é uma oportunidade para os jovens fazerem ouvir a sua voz, contribuindo com ideias para a construção de um mundo melhor. O envolvimento de todos neste caminho da sustentabilidade ambiental é fundamental e decisivo. Acreditamos que estão na idade de fazer coisas diferentes, de acreditar e pensar fora da caixa”, destacou.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho