Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Jovens desafiados a derrubar fronteiras da inclusão social
Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove Prémio Maria da Fonte

Jovens desafiados a derrubar fronteiras da inclusão social

Esposende: Projeto Rumo ao Sucesso sensibiliza alunos para uso da máscara

Jovens desafiados a derrubar fronteiras da inclusão social

Braga

2021-05-04 às 13h30

Miguel Viana Miguel Viana

festival Política decorre de 6 a 8 deste mês no Centro de Juventude de Braga e tem como tema ‘Sem Fronteiras - Sem Barreiras - Sem Limites’. Evento inclui actividades presenciais e online.

Centenas de jovens foram desafiados a participar, entre quinta- -feira e sábado, na terceira edição do Festival Política ‘Sem Fronteiras - Sem Barreiras - Sem Limites’. O encontro visa pôr os jovens a debaterem os efeitos das fronteiras físicas e mentais. “Começamos a pensar nas questões das migrações, dos refugiados, naquilo que divide as pessoas e até nas fronteiras que existem nas nossas cidades e que temos de derrubar”, indicou Rui Marques, da organização do Festival Política.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga. O autarca bracarense Ricardo Rio destacou que a iniciativa “é muito positiva. É um esforço para estimular a reflexão sobre temas muito importantes da nossa vida em sociedade e para estimular a participação dos jovens nesses mesmos debates, através do contacto com responsáveis políticos, quer através do acesso à cultura. É um formato no qual nos revemos”, Ricardo Rio acrescentou ainda que Braga revê-se no tema do encontro (as fronteiras) e lembrou a acção desempenhada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa para “transformar Braga numa cidade cada vez mais acolhedora.”
Rolando Silva, do IPDJ, frisou que o festival é “um laboratório de cidadania que envolve os jovens na temática que tem a ver com as fronteiras ideológicas, físicas, direitos e deveres dos povos e a cidadania”. O festival começa na quinta-feira às 18.30 horas, com a passagem do filme ‘Colectiv - Um Caso de Corrupção’. À noite (21.15 horas) decorre o espectáculo Fronteiras.
Sexta-feira, o destaque vai para a ‘cara-a-cara com os eurodeputados’ (online) a partir das 17 horas. Hora e meia depois contam-se Histórias de Fronteiras em Braga e estreia-se o documentário ‘Braga, Uma Porta Aberta?’. Segue-se o espectáculo ‘Não Cries Esperanças, Ismo’. “O espectáculo gira em volta das fronteiras ideológicas” e “apela à imaginação”, destacou Joshua Swift, um dos responsáveis do espectáculo. O dia encerra com um espectáculo de humor de Carlos Pereira.
No último dia (sábado) o destaque vai para o documentário ‘Revolução Cigana’. A película centra-se no Programa ‘Geração Tecla’, da Cruz Vermelha de Braga. O presidente da delegação, Armando Osório lembrou que “no ano passado foram mais de cinco mil jovens e crianças que foram apoiadas” pela instituição. O programa inclui ainda um workshop de cartazes (10.30 horas), um seminário sobre memória e passado (11 horas), um workshop de escrita criativa (16 horas) e outro sobre eleições e a pandemia (18.30 horas). O dia encerra com uma conversa online sobre o Reino Suevo (19 horas).
Ao longo dos três dias serão passados, via online, seis filmes dedicados aos problemas dos europeus. “Eu destacava três filmes: ‘Encara Hi Ha Algú Al Bosc’, que é sobre a violência sexual durante a Guerra dos Balcãs. O ‘My Country So Beautiful’ é sobre a ascenção da extrema direita na Polónia e o docu- mentário dedicado à Resistência Democrática na Bielorrúsia (Aufbruch In Belarus)”, referiu Rui Marques, da organização do Festival Política. Todas as sessões serão acompanhadas de tradução simultânea para a linguagem gestual. Na edição do ano passado, que contou com eventos presenciais e online marcaram presença cerca de nove mil pessoas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho