Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Jovens vão recolher lixo da Praia de Adaúfe
CIIES acolhe ensino artístico e especializado da dança em regime articulado

Jovens vão recolher lixo da Praia de Adaúfe

“Mais do que um território, nós somos um Povo”

Jovens vão recolher lixo da Praia de Adaúfe

Braga

2020-08-09 às 06h00

Paula Maia Paula Maia

Iniciativa está integrada nas comemorações do Dia Internacional da Juventude que vai sensibilizar para a sustentabilidade ambiental.

Jovens de Braga e Esposende participam, no próximo dia 12, numa acção de recolha de lixo na Praia Fluvial de Adaúfe e na Praia da Foz do Neiva, respectivamente. A iniciativa está integrada nas comemorações do Dia Internacional da Juventude e é organizada em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e em estreita colaboração com a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Braga (FAJUB).
A acção, que é replicada a nível nacional, vai decorrer dentro das regras impostas pela Direcção- -Geral da Saúde, vai levar para a rua mais de 700 jovens, em grupos de dez elementos, espalhados por mais de 35 praias, duas por distrito, costeiras e fluviais, contando com apoio de todos os municípios envolvidos. O objectivo, na celebração da data, é sensibilizar a juventude para a sustentabilidade ambiental, com a recolha de lixo nas praias.
Na Praia Fluvial de Adaúfe a acção decorre entre as 10 e as 13 horas e, em Esposende, entre as 15 e as 18 horas.
2020 é o ano marcado pelos 75 anos da Carta das Nações Unidas, tendo em conta que a comunidade internacional tem exactamente uma década para atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Assim, a Organização das Nações Unidas estabeleceu como tema para este Dia Internacional da Juventude o ‘Compromisso Jovem para a Acção Global’.
Recorde-se que, em 1999, através da Resolução 54/120, a Assembleia Geral das Nações Unidas endossou a recomendação feita pela Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude (que teve lugar em Lisboa, entre 8 e 12 de Agosto) fosse declarado como Dia Internacional da Juventude.
O objectivo, segundo o IPDJ, é esclarecer a necessidade de envolver o jovens, tornando as instituições locais, nacionais e globais mais “inclusivas”, de forma a fortalecer a sua capacidade e relevância em alcançar uma acção global.
Actualmente, existem cerca de 1,8 mil milho?es de jovens entre os 10 e os 24 anos de idade, cerca de um quarto da população mundial, e torna-se, por isso, imprescindível realcar a importância da juventude para o progresso da sociedade e para o urgente combate ao flagelo das alteracões climáticas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho