Correio do Minho

Braga,

- +
Junta de Gualtar avança com mais hortas urbanas
António Cardoso: “Vieira do Minho tem feito de tudo para mitigar a pandemia”

Junta de Gualtar avança com mais hortas urbanas

“Estes são jogos mais especiais e toda a gente está focada”

Junta de Gualtar avança com mais hortas urbanas

Braga

2021-04-05 às 11h30

José Paulo Silva José Paulo Silva

Projecto ‘Hortas de Gualtar’ entra na segunda fase. Depois da Bela Vista, novos talhões vai estar disponíveis no lugar de Novaínho.

A Junta de Freguesia de Gualtar vai alargar a sua oferta de hortas comunitárias urbanas com a utilização de um terreno no lugar de Novaínho ou Estrada. Hoje, a vereação da Câmara Municipal de Braga vota a cedência daquele terreno para a instalação de novas hortas comunitárias, opção que o presidente da Junta de Freguesia, João Paulo Vieira, justifica “com o sucesso das existentes e com a grande procura por mais talhões”.
Desde o ano passado, em terreno situado no lugar da Bela Vista, também cedido pelo Município, foram atribuídos 42 talhões para cultivo a residentes na freguesia.
Estas primeiras ‘Hortas de Gualtar’ beneficiaram de um financimento de 25 mil euros do Fundo Ambiental.

O segundo terreno que a Câmara Municipal se prepara para ceder, a título gratuito, à Junta de Freguesia de Gualtar, foi integrado no domínio público para a instalação de equipamento, no âmbito de um processo de loteamento.
A cedência à autarquia gualtarense é assumida com o interesse público que decorre da disponibilização de terrenos para hortas urbanas, estruturas que promovem a agricultura de subsistência e actividades de lazer à população, assegurando, ao mesmo tempo, a limpeza e a utilização produtiva de terrenos.
O vereador do Ambiente e do Desenvolvimento Rural, Altino Bessa, vê no funcionamento das hortas urbanas contributos para o restabelecimento da biodiversidade, o combate às alterações climáticas e a criação de hábitos de consumo mais saudáveis.
No concelho de Braga, as hortas comunitárias urbanas ocupam actualmente uma área de 30 mil m2 de área cultiva- da por cerca de 4 500 utilizadores.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho