Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Krav Maga prepara o corpo e a mente para a defesa pessoal
Famalicão: Campanha ‘Produto que é nosso’ prolongada até 23 de Agosto

Krav Maga prepara o corpo e a mente para a defesa pessoal

Póvoa de Lanhoso: Biblioteca com serviço online em Agosto

Krav Maga prepara o corpo e a mente para a defesa pessoal

Desporto

2020-08-01 às 06h00

Carlos Costinha Sousa Carlos Costinha Sousa

Paulo Parente é um dos maiores representantes do krav maga a nível nacional. Bracarense de gema, começou a prati-car esta arte marcial logo no início do seu aparecimento em Portugal e abriu uma escola em Braga.

Uma arte marcial que se dedica exclusivamente à defesa pessoa, o krav maga é ainda bastante recente em Portugal e mais especificamente em Braga, mas já tem muitos praticantes e, desde que chegou ao nosso país, tem tido uma evolução muito grande e que foi agora travada pela pandemia de Covid-19.
Mas todos os praticantes desta arte marcial acreditam que a retoma vai ser em força e que, cada vez mais, o krav maga se vai tornar numa referência.

A nível nacional, Paulo Parente é um dos especialistas nesta arte marcial. Faixa preta 2.º dan, o bracarense aponta esta arte marcial como um exemplo, quer a nível físico, quer a nível mental, para a preparação das pessoas. E lembra que “qualquer pessoa pode praticar, a partir dos seis anos de idade. Não há limites físicos”.
É uam arte marcial que permite uma evolução muito consolidada e que dá ferramentas para serem utilizadas no dia a dia. Paulo Parente apresenta a evolução da aprendizagem nesta arte marcial: “há uma evolução muito grande no krav maga, aos poucos, gradualmente, os praticantes vão conseguindo evoluir. Mas essa evolução só acontece numa turma, por exemplo, quando toda a turma já apreendeu muito bem os conhecimentos necessários e quando já todos os elementos são capazes de realizar os exercícios necessários e pedidos”.

Comparando com outras artes marciais, Paulo Parente lembra que o krav maga não teve, até agora, um crescimento tão grande porque lhe falta a parte do “entretenimento”, do “show”. “A vertente do entretenimento não compactua muito com a ideia original do krav maga e da defesa pessoal. Daí ser uma modalidade que se calhar não teve uma projecção tão grande, nem um crescimento, a nível de praticantes, tão grande como outras modalidades e outras artes marciais que existem a nível mundial”, refere o instrutor que abriu, em Braga, a Escola de Krav Maga Bukan Bracarense.


Bracarense mantém-se fiel à arte marcial original

A arte marcial conhecida como Krav Maga é das mais recentes no nosso país, registando-se o início da sua prática em Portugal nos primeiros anos de 2000. A cidade de Braga começou a acolher esta nova arte marcial em 2005/2006. Paulo Parente começou a praticar Krav Maga, que apresenta como uma “arte marcial complexa e completa”, no início de 2007.
Depois de alguns anos de prática e de se tornar um dos maiores especialistas desta arte marcial a nível nacional, sendo neste momento faixa preta 2.º Dan, Paulo Parente, em conjunto com Nuno Vieira, decidiram que a cidade de Braga estava a precisar de um espaço que se dedicasse ao ensino e à pratica desta arte marcial, tendo assim nascido a Escola de Krav Maga Bukan Bracarense.

“É a única escola de Krav Maga no mundo. Sob a alçada de GM (grão mestre) Yaron Lichtenstein, propõe-se a manter o krav maga original de Imi Lichtenfeld o seu criador. Yaron Lichtenstein foi aluno do criador desta arte marcial, pelo que nos mantemos na raiz, na origem daquilo que é o krav maga. Há outras escolas que se foram afastando um pouco da origem, que foram-se adaptando e evoluindo de outra forma. Nós mantivemos a aposta no que era original, temos como grande referência, para além de Imi Lichtenfeld, o criador da arte, o Yaron Lichtenstein, com o qual a Escola Bukan de Braga faz formação contínua e regular e que nos vai ajudando a evoluir”, referiu Paulo Parente.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho