Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
‘La Caixa’ apoia investigação do INL no combate à Parkinson e cancro
Famalicão “cruza fronteiras” para encontrar soluções nos desafios futuros

‘La Caixa’ apoia investigação do INL no combate à Parkinson e cancro

Viana integra rede de Municípios Amigos da Juventude

‘La Caixa’ apoia investigação do INL no combate à Parkinson e cancro

Braga

2020-09-21 às 08h03

Redacção Redacção

Investigação do INL de combate à doença de Parkinson e cancro colorretal, desenvolvidos por Jana Nieder e Lorena Diéguez, vencem Projectos de Investigação em Saúde’20 da Fundação ‘La Caixa’.

Jana B. Nieder, líder do grupo de investigação Ultrafast Bio- and Nanophotonics, e Lorena Diéguez, líder do grupo de investigação Medical Devices, ambas investigadoras do INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, vão contar, nos próximos três anos, com o apoio da Fundação ‘La Caixa’ - que promove a terceira edição dos Projectos de Investigação em Saúde 2020 - para dois projectos distintos com um valor total de cerca de dois milhões de euros.
O INL vai ser a instituição-sede do projecto ‘Diamond photonics platforms for synaptic connectivity assessment in healthy and Parkinson disease neuronal models’ (Diamond4Brain), co- ordenado por Jana B. Nieder em colaboração com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (Portugal).

Refira-se que a doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais prevalente no mundo. Só na Europa, mais de um milhão de pessoas estão diagnosticadas com esta patologia, o que reduz a respetiva qualidade de vida bem como a de quem as rodeia. Actualmente, existem apenas algumas ferramentas de diagnóstico ou opções terapêuticas.
Este projecto científico realizado no INL vai permitir a aplicação das mais recentes tecnologias em mecânica quântica para medir mudanças na actividade e conectividade dos neurónios, através da utilização de nano-sensores de diamante que emitem luz fluorescente em resposta às mudanças ao nível da temperatura das células e do campo magnético.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho