Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
‘Lago dos Sonhos’ na afirmação do Bom Jesus como espaço de cultura
Moisés de Lemos Martins recebe Insígnia de Ouro na Galiza

‘Lago dos Sonhos’ na afirmação do Bom Jesus como espaço de cultura

Escola Básica Francisco Sanches desafia pais a apostarem numa alimentação saudável

‘Lago dos Sonhos’ na afirmação do Bom Jesus como espaço de cultura

Braga

2021-09-22 às 11h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Dia Mundial da Música é celebrado no Santuário do Bom Jesus do Monte com um espectáculo “inédito” num palco improvável. ‘Lago dos Sonhos’ é uma aposta para a afirmação cultural do espaço classificado como Património Mundial.

O Lago do Bom Jesus do Monte será palco, na noite de 1 de Outubro, de um “espectáculo inédito” que juntará a música, teatro, dança, pintura, artes circenses, arte equestre, canto e poesia. ‘Lago dos Santos’- assim se designa a produção da ‘Companhia para as Artes’ e da ‘Braga Mística’- foi ontem apresentada pelo presidente da Confraria do Bom Jesus do Monte, Mário Martins, como “uma ideia arrojada” e um contributo para “a afirmação desta estância como espaço de cultura”.
Cerca de uma centena de artistas, profissionais e alunos de escolas artísticas, interpretarão ‘Lago dos Sonhos’, cujo palco será montado sobre o Lago do Bom Jesus, com a plateia a ser instalada nas margens relvadas.
“O Santuário do Bom Jesus do Monte é um espaço de cultura, onde tem de acontecer mais cultuera, seja através da música ou de outras manifestações”, declarou o presidente da Confraria, de acordo com o qual “a afirmação desta estância como espaço de cultura é um objectivo claro” de quem administra um bem que é Património Mundial.
Varico Pereira, vice-presidente da Confraria, acrescentou que uma das recomendações feitas pela UNESCO aquando da atribuição do título de Paisagem Cultural da Humanidade foi a da implementação de um programa de animação turística e cultural.
O espectáculo de 1 de Outubro celebra o Dia Mundial da Música, tendo a Confraria do Bom Jesus do Monte já programados mais três concertos para esse mês. Um deles estará a cargo da Banda Musical de Cabreiros num dos três coretos da estância.
A Confraria procura assim manter a tradição musical do Bom Jesus do Monte, seja nos espaços exteriores, nos seus hotéis ou na basílica.
‘Lago dos Sonhos’ contará com solistas da Orquestra Sinfonietta de Braga e a soprano Liza Veiga numa experiência artística em cenário que os promotores apresentam como “único, idílico, de surpresa, encanto e magia”.
O maestro Paulo Morais, da Sinfonietta de Braga, adiantou ontem que o Lago é ele próprio “uma personagem do espectáculo”.
Ana Cunha, da Companhia para as Artes, apresenta-o como “criação única”com duração entre os 90 e os 120 minutos num “local ideal em Braga”.
Alexandra Oliveira, da organizadora de eventos ‘Braga Mística’ referiu que esta produção conta com poucos apoios. “Os grandes apoios são da Confraria e dos hotéis do Bom Jesus”, adiantou, compreendendo “as dificuldades das empresas” em comparticiparem os custos do projecto, não tanto o contributo da Câmara Municipal de Braga que se ficou pela cedência de material logístico e de água para os artistas participantes.
Com a esperança de que as condições climatéricas não prejudiquem o espectáculo do dia 1 de Outubro, o presidente da Confraria do?Bom Jesus do Monte releva o desejo de fazer do santuário um espaço “acolhedor e aberto à cultura”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho