Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
‘Lamas em Movimento’ é um exemplo de motivação para a prática física
Fernando Serrão e Vanessa Carvalho vencem Meia Maratona de Esposende

‘Lamas em Movimento’ é um exemplo de motivação para a prática física

Sintomas Bar serve de ponto de encontro de várias gerações

‘Lamas em Movimento’ é um exemplo de motivação para a prática física

Braga

2019-09-16 às 06h00

Paula Maia Paula Maia

Assumindo-se como um dos principais eventos anuais da freguesia, o ‘Lamas em Movimento’ demonstra que a freguesia fomenta a prática do exercício físico entre a população, uma forma também de fortalecer os laços de pertença e de amizade.

Em Lamas o exercício físico é uma prática que mobiliza a comunidade local, sendo sinónimo de bem-estar, mas também de convívio. É assim há 12 anos. A iniciativa ‘Lamas em Movimento’, que ontem voltou a repetir-se no parque desportivo da freguesia, juntou centenas de adeptos da prática física, demonstrando que os bons hábitos estão já enraizados no seio desta comunidade.
O mega encontro dá por concluído mais um ano lectivo do programa de ginástica que é dinamizado ao longo de todo ano no salão da junta de Freguesia de Lamas, a cargo de Celina Silva.

Professora de Educação Física, Celina idealizou, há cerca de 15 anos, um programa de exercício físico que estivesse próximo da população local, motivando-a para uma prática que acarreta não só benefícios ao nível da saúde física e mental, como também a nível social, promovendo e fortalecendo laços de amizade entre os populares. “A freguesia estava um pouco parada, sem actividade a este nível nível”, revela a professora, acrescentando que o objectivo foi conceber um programa para a prática da educação física que estivesse próximo de casa, acessível a todos.
As aulas têm lugar duas vezes por semana e, de acordo com a professora de Educação Física, integra várias vertentes, sendo que o principal foco “é a ginástica localizada e de manutenção”.

Com um público 100% feminino, Celina Silva explica que todas as aulas são diferentes, procurando ajustar cada sessão à disposição e condição das alunas. “A aula é de uma hora e varia muito de sessão para sessão. O principal objectivo é a manutenção, mas temos também aeróbica, combate e, por vezes fazemos exercícios com coreografia”, afirma Celina Silva que conta actualmente com uma turma composta por cerca de 20 elementos.

O ‘Lamas em Movimento’, que é já um dos principais eventos anuais desta freguesia, agregando não só estas alunas, como todas as pessoas de freguesia - e fora dela - que queiram participar numa mega actividade onde a prática física é também o pretexto para uma jornada de convívio e boa disposição, contribuindo para a promoção e fortalecimento dos laços de amizade e de pertença. “Quem pretender participar tem de fazer a inscrição. Temos sempre muitos participantes. É um grande convívio que termina com um lanche partilhado”, diz a propósito a responsável.
O evento, que integra já o Plano Anual de Actividades da Junta de Freguesia de Lamas, tem servido também de inspiração para outras freguesias que lhe tem seguido o exemplo. “Neste momento vai muito para além da ginástica”, conta ainda Celina Silva, demonstrando a dimensão que a actividade tem alcançado no seio da comunidade de Lamas que adere em força à iniciativa.

Comunidade unida pelo desporto e amizade

A 12.ª edição do ‘Lamas em Movimento’ demonstrou, uma vez mais, que esta é uma comunidade que comunga o gosto pelo exercício físico, prática que tem fortalecido os laços de amizade entre a população que se une em torno de várias actividades organizadas na freguesia.
Helena Ferreira, uma das centenas de participantes desta iniciativa, frequenta as aulas de ginástica que têm lugar na junta de freguesia. “Frequento as aulas para fazer exercício físico que faz falta mas, sobretudo, para conviver com as pessoas. No fundo somos um grupo de amigos”, garante a participante, destacando a boa disposição que impera em todos os eventos desta natureza, frisando, no entanto, que ainda existe ainda algum comodismo entre algumas pessoas que se retraem em participar nestas acções.

Paula Silva é outra das ‘veteranas’ nestas andanças. Frequentadora assídua das aulas de ginástica, Paula elogia a metodologia utilizada nas aulas e que transparecem para esta mega aula. “A professora dá aulas fantásticas, incluindo várias modalidades. Inova sempre. É muito divertido”, conta.
Com 69 anos, Teresa é um dos elementos mais velhos do grupo, facto de não a impede de participar e tirar proveito em termos físicos e sociais. “As aulas trouxeram muita coisa boa à minha vida. Tinha problemas ósseos que me limitavam um pouco e desde que comecei a prática as coisas melhoraram muito. E, no que diz respeito ao convívio, nem se fala! Por vezes saímos de casa mal dispostas e lá tudo passa”, diz-nos a participante.
João Alves, presidente da Junta de Freguesia de Lamas não tem dúvidas de que a freguesia constitui um verdadeiro exemplo ao nível desportivo em todo o concelho. “Quando se fala agora que é necessário fazer
exercício físico para promover a saúde, nós dizemos que já o fazemos há 12 anos. Foram anos fantásticos porque tivemos sempre uma enorme adesão, não só nas aulas que promovemos todas as semanas, como neste evento que reúne centenas de pessoas”, atira João Alves.

O autarca de Lamas lembra que além das aulas semanais, a freguesia dispõe de um circuito de manutenção composto por várias aparelhos localizados junto à Urbanização da Serração, assim como um complexo desportivo que está preparado para todas as modalidades, desde o ténis, passando pelo andebol, futebol, entre outras.
João Alves diz que a adesão a algumas iniciativas só não é maior porque a realização de actividades na cidade acaba por dispersar os participantes.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.