Correio do Minho

Braga,

- +
Livro com 100 receitas tradicionais publicado até ao fim do ano
Associação de Atletismo de Braga contesta exclusão de Ana Marinho

Livro com 100 receitas tradicionais publicado até ao fim do ano

Solidariedade que faz os sonhos acontecer

Livro com 100 receitas tradicionais publicado até ao fim do ano

Alto Minho

2021-10-23 às 16h00

Miguel Viana Miguel Viana

Por iniciativa da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai lançar, até ao fim do ano, um livro com 100 receitas tradicionais. O anúncio foi feito pelo vereador Paulo Sousa, na abertura do Congresso Internacional de Enogastronomia.
A publicação tem como finalidade a valorização e recuperar o património gastronómico concelhio que estava em risco de desaparecer. “Tinhamos conhecimento que havia receitas em algumas freguesias que eram tradições e que actualmente não se confeccionavam, e o município de Ponte de Lima desenvolveu o projecto, juntamente com um antropólogo, para recolher o receituário”, explicou Paulo Sousa.
O trabalho envolveu presidentes de junta e uniões de freguesias, antigas cozinheiras, pesquisas em livros de casas senho- riais, que resultou na recolha de 520 receitas. “Desse número de receitas, elaboramos um livro com 100 receitas que vamos dar a conhecer à comunidade. O livro deverá ser apresentado brevemente, penso que até ao fim do ano”, indicou Paulo Sousa. A investigação permitiu, ainda, realizar quatro ‘workshops para promover algumas dessas receitas junto de empresários da restauração.
“A única forma de valorizar é introduzir essas receitas, com produtos que eram locais, e com qualidade, nas ementas. Pode ser um factor de diferenciação económica nos pratos que são servidos na nossa restauração”, indicou Paulo Sousa.
Juntamente com vários ‘chef’s’ de restaurantes locais foram também elaborados 100 tutoriais (um para cada receita) a explicar todo o processo de elaboração do prato. O tutorial pode ser visto no portal Ponte de Lima à Mesa.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho