Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
‘Arraial azeiteiro’ solidário angariou 270 quilos de alimentos
APD Braga BCR venceu categoricamente

‘Arraial azeiteiro’ solidário angariou 270 quilos de alimentos

Guimarães presidiu à 8ª Reunião do Conselho Geral da Rede de Municípios para a adaptação local às alterações climáticas

‘Arraial azeiteiro’ solidário angariou 270 quilos de alimentos

Braga

2017-10-29 às 14h06

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

AZEITUNA E AAUM uniram esforços e deram um cariz solidário a um evento cultural e recreativo, sensibilizando os estudantes que participaram no ‘arraial azeiteiro’ a doar alimentos.

O ‘arraial azeiteiro’ rendeu cerca de 270 quilos de géneros alimentares que revertem para a delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).
Os bens alimentares recolhidos foram ontem entregues no Centro de Alojamento Temporário (CAT) Dr. Francisco Alvim, em Nogueira, e vão ajudar a compor as cerca de 250 refeições que, todos os dias, são confeccionadas nesta valência da CVP de Braga e que se destinam aos utentes do CAT, ao apoio domiciliário e à cantina social.
A entrega dos bens alimentares foi feita ontem pelo presidente da ‘Azeituna’, Hélder Miranda, e pelo presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Bruno Alcaide, contando com a presença do presidente da direcção da CVP de Braga, Armando Osório.
Hélder Miranda explicou que o ‘arraial azeiteiro’, que se realizou no passado mês de Setembro, já vai na sua sétima edição e, desde o ano passado, que a Azeituna promove uma recolha de alimentos junto dos participantes.
“Trata-se de aproveitar este tipo de iniciativas para fazer alguma solidariedade” afirma o presidente da ‘Azeituna’ que lembrou: “podemos alocar um pouco dos nossos recursos em benefício dos mais que precisam”.
Da parte da ‘Azeituna’, trata-se de “fazer alguma coisa para sensibilizar os estudantes para a solidariedade” aponta Hélder Miranda que se mostrou satisfeito com a adesão e que garante que o ‘arraial azeiteiro’ vai continuar a ter uma vertente solidária.
O ano passado, a recolha reverteu para o Banco Alimentar Contra Fome de Braga.
O presidente da AAUM destaca a criação de dinâmicas com os alunos, já que o ‘arraial azeiteiro’ foi integrado no programa de acolhimento aos novos alunos da Universidade do Minho.
Bruno Alcaide sublinha que, a par da valorização cultural e recreativa, “é importante associar uma mensagem mais positiva e assumir uma missão mais solidária”, quer através do voluntariado, quer da parceria com outras instituições.
O líder da AAUM defende a repetição destes momentos solidários ao longo do ano tentando ajudar diferentes instituições.
A entrega à CVP partiu da identificação de uma necessidade por parte da instituição.
Para o presidente da CVP de Braga, “é mais uma ajuda” que se soma à recolha de bens alimentares que está a ser realizada, este fim-de-semana, em várias superfícies comerciais, no âmbito de uma campanha nacional.
Armando Osório elogia a participação da juventude e enaltece a “grande ligação com a Universidade, sobretudo com os seus grupos culturais que é gente solidária”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.